Provas do concurso PC RJ de delegado terá uso de máscaras facultativo
Concurso PC RJ de delegado tem provas aplicadas neste domingo, 13. Veja orientações para realizar o exame.
Autor:
Publicado em:11/03/2022 às 15:42
Atualizado em:11/03/2022 às 15:42
Os 12.360 candidatos às vagas de delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC-RJ) devem ficar atentos às orientações para as provas deste domingo, 13. A principal delas diz respeito ao uso de máscaras, que será facultativo.
A confirmação saiu em comunicado publicado neste sábado, 12. Antes, era obrigatório o uso das máscaras. A mudança tem por base ao Decreto 50.308 de 2022, que liberou a não utilização das máscaras em ambientes fechados na cidade do Rio de Janeiro, onde acontecerão as provas.
Os exames estão marcados das 13h às 18h, e a organização cabe ao Cebraspe.
O local das avaliações deve ser consultado no cartão de inscrição, disponibilizado no site da banca de Brasília. Esta é a segunda tentativa de aplicação das provas de delegado da PC RJ. Isso por conta das fortes chuvas no estado fluminense na data prevista inicialmente.
A orientação da banca organizadora é chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, às 12h, portanto. O participante deverá levar:
documento de identidade original;
comprovante de inscrição;
caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
Não será obrigatório o uso de máscara de proteção facial que cubra o nariz e a boca. O uso é facultativo. Os concorrentes, porém, serão submetidos à verificação da temperatura corporal e deverão respeitar o distanciamento social.
O Cebraspe disponibilizará frascos de álcool em gel 70% nas salas e nos locais de circulação, bem como sabão líquido e papel toalha nos banheiros.
Durante a aplicação será proibido o uso de aparelhos eletrônicos, fones de ouvido, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira, marca-texto, borracha, além de acessórios como boné, chapéu e gorro.
Veja como será as provas de delegado da PC RJ
Os concorrentes terão cinco horas para responderem a 100 questões de múltipla escolha de Direito Penal (20 questões), Direito Processual Penal (20). Direito Administrativo (20), Direito Constitucional (20), Direito Civil (dez) e Medicina Legal (dez). Cada disciplina totalizará 100 pontos. Desta forma, a prova valerá até 600 pontos.
Conforme o edital, será classificado na etapa quem conseguir o mínimo de 50 pontos em cada disciplina e 300 no total da avaliação.
Além das provas objetivas, serão aplicadas a prova discursiva específica; prova oral; exame psicotécnico; prova de capacidade física e exame médico.
Na avaliação discursiva o candidato deverá responder, em três dias diferentes, as questões de várias disciplinas, divididas nestes grupos:
Grupo 1
Direito Penal - 4 questões;
Direito Processual Penal - 4 questões.
Grupo 2
Direito Administrativo - 4 questões;
Direito Constitucional - 4 questões.
Grupo 3
Medicina Legal - 4 questões;
Direito Civil - 4 questões.
Para ser considerado aprovado é preciso conseguir nota igual ou superior a 50 pontos em cada uma das provas discursivas. Os candidatos que não alcançarem já estarão eliminados do concurso.
O concurso PCERJ visa a preencher 50 vagas imediatas para carreira, que exige o nível superior em Direito completo e oferece remunerações iniciais de R$18.747,95.