Polícia Civil RJ irá nomear sete aprovados no concurso para pilotos

Após 10 anos, serão nomeados sete aprovados no concurso PC RJ 2011 para piloto policial . Saiba mais!

Autor:
Publicado em:19/03/2021 às 17:41
Atualizado em:19/03/2021 às 17:41

Boa notícia para a área de Segurança! A Polícia Civil do Rio de Janeiro irá nomear sete novo pilotos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 19, por meio das redes sociais do deputado estadual Bruno Dauaire.

Segundo o parlamentar, essa é uma conquista merecida para os pilotos, que aguardavam anos pela nomeação. Os futuros agentes foram aprovados no concurso PC RJ, realizado em 2011, para o cargo de piloto policial. 

O prazo de validade desse edital está suspenso pela lei que reconheceu o estado de calamidade pública no Rio.

No entanto, para garante que as restrições impostas pelo regime sejam respeitadas, a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) adotará medidas de compensação financeira. 

Vale lembrar que tem concurso PC RJ previsto ainda para este ano! Quer saber mais? Continue acompanhando esta matéria e fique por dentro. 

PC RJ terá sete novos pilotos policiais (Foto: Divulgação)
PC RJ terá sete novos pilotos policiais aprovados
em concurso de 2011 (Foto: Divulgação)

Novo concurso PC RJ pode ter primeiro edital ainda em março

O governo do Rio de Janeiro anunciou que pretende publicar sete editais do concurso para Polícia Civil (PC RJ) até o mês de junho. Será um documento por cargo autorizado para seleção.

+ Concurso PC RJ: confira os detalhes sobre cargos e salários

Serão eles: auxiliar de necropsia (nível fundamental), técnico de necropsia (nível médio), investigador (nível médio). Além de inspetor (nível superior), perito legista (nível superior), perito criminal (nível superior) e delegado (nível superior).

A dúvida dos interessados no concurso é: o primeiro edital pode sair ainda neste mês de março?

Para que seja possível divulgar todos os sete editais no primeiro semestre, o ideal é que o primeiro documento saia em março. Caso isso não aconteça, a Polícia Civil ficará com o prazo apertado.

concurso PC RJ foi autorizado em novembro de 2020 pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Logo após a publicação do aval, Folha Dirigida conversou com o Assessor Especial do Gabinete do Governador, Marcio Garcia.

Na ocasião, ele estimou a publicação dos editais até março.

“A Polícia Civil tem a intenção de publicar esses editais o quanto antes. Então, eu vou chutar que no primeiro trimestre nós já tenhamos esses editais", disse Garcia.

Para que os documentos sejam divulgados no Diário Oficial, a corporação precisa dar andamento a trâmites internos. É necessário, por exemplo, contratar a banca que será responsável por receber as inscrições e viabilizar a realização das etapas, como as provas objetivas.

Além disso, a Polícia Civil deve se adequar ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O Estado do Rio de Janeiro já manifestou interesse em aderir ao novo formato do regime fiscal.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Complementar nº 178/2021, que altera o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O texto ainda deve passar por regulamentação. Porém, o Estado do Rio já anunciou que encaminhará ao Tesouro Nacional o pedido de adesão ao novo regime.

A estimativa é que o ingresso do Rio no novo RRF ocorra ainda em março. O que poderá favorecer a abertura do concurso Polícia Civil RJ.

Polícia Civil RJ terá 864 vagas em seu novo concurso

Mesmo com o regime fiscal em definição, em resposta à Folha Dirigida, a diretora-geral da Academia de Polícia (Acadepol), delegada Renata Teixeira, confirmou que os esforços são para publicação dos editais até junho.

O concurso Polícia Civil RJ terá oferta de 864 vagas, sendo, pelo menos, 73 para preenchimento imediato. As demais oportunidades serão ocupadas no decorrer do prazo de validade da seleção.

Os editais do concurso PC RJ já estão em elaboração. Segundo o informado pela Acadepol, será divulgado um edital para cada cargo autorizado. O texto final dos documentos será avaliado pela Assessoria Jurídica da Polícia Civil, assim como pela Procuradoria Geral do Estado.

A expectativa é que seja marcado um dia de prova para cada carreira. Dessa forma, quem tem os requisitos exigidos poderá concorrer a mais de um cargo.