Concurso PC RJ: governador avalia mais chamadas para o TAF

Governador Cláudio Castro avalia duas petições que pedem o aumento das chamadas imediatas para o TAF do concurso PC RJ. Entenda!

Autor:
Publicado em:17/05/2022 às 11:12
Atualizado em:17/05/2022 às 11:12

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, avalia duas petições para aumento do número imediato de chamadas para o teste de aptidão física (TAF) no concurso da Polícia Civil. 

As petições, elaboradas pelas comissões de aprovados, pedem para que todos os classificados na prova objetiva sejam convocados para o TAF. De maneira a formar um cadastro de reserva eficiente. 

De acordo com o edital, a primeira chamada para o TAF seria para 2 mil aprovados para inspetor, 2 mil para investigador, 150 para auxiliar de necropsia e 150 para técnico de necropsia. 

As petições buscam aumentar o quantitativo de chamadas imediatas para o teste físico em todos os cargos. Veja o que é solicitado para cada um a seguir:

Inspetor: chamada de todos os aprovados, incluindo os 1.164 que estariam fora das convocações imediatas (seriam 3.164 ao todo);

► Investigador: chamada de todos os aprovados. Inicialmente, a proposta é incluir 1.200 candidatos na chamada imediata para o TAF (seriam 3.200 ao todo). Os demais poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso. 

Auxiliar de necropsia: chamada de todos os aprovados. Inicialmente, a proposta é incluir 75 candidatos na chamada imediata para o TAF (seriam 225 ao todo). Os demais poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso. 

Técnico de necropsia: chamada de todos os aprovados. Inicialmente, a proposta é incluir 75 candidatos na chamada imediata para o TAF (seriam 225 ao todo). Os demais poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso. 

Governador Cláudio Castro está sensível ao pleito

Na segunda-feira, 16, as petições foram entregues ao governador pelo delegado Marcus Vinicius Braga, ex-secretário da Polícia Civil do Rio. Ele estava como representante das comissões de aprovados no concurso PC RJ. 

“Fui como representante das comissões entregar as duas petições que as comissões de aprovados fizeram. O governador se mostrou muito sensível a causa”. 

Em vídeo publicado por Marcus Vinicius nas redes sociais, o governador diz que, ainda esta semana, irá conversar com o atual secretário de Polícia Civil e o chefe da Casa Civil para avaliar o pleito. 

“Queria reiterar o respeito e carinho não só pela Polícia Civil, mas pelo funcionário público e pelo concurseiro. Sabemos que para Segurança Pública só se entra com concurso. Nós já tiramos a cláusula de barreira e eu já estava sensível com a questão do TAF. Acho importantíssimo que todos estejam aptos para caso precisemos. E nós sabemos o quanto precisamos”, disse Cláudio Castro. 

Delegado Marcus Vinicius Braga entrega petições ao
governador Cláudio Castro (Foto: Reprodução Instagram)

No dia 10 de maio, os editais do concurso PC RJ foram retificados com a exclusão da cláusula de barreira. A corporação modificou o item que determina que os candidatos que não fossem convocados para o teste de aptidão física (TAF) seriam eliminados do concurso. 

enlightenedA partir da sanção da Lei Estadual n° 9.651, de 13 de abril de 2022, os aprovados na prova objetiva que estiverem fora do quantitativo de chamadas para o TAF poderão vir a ser convocados em caso de abertura de novas vagas. Isso durante o prazo de validade do concurso.

Para o cargo de delegado, que não tem a cobrança do TAF, o edital também foi retificado com a exclusão da cláusula de barreira. Nesse caso, os aprovados na prova objetiva que estiverem fora do número de convocados para etapa discursiva não serão eliminados. 

Eles poderão ser chamados para as avaliações futuramente, se novas vacâncias surgirem. Serão, inicialmente, 650 convocações para as provas discursivas no concurso PC RJ para delegado (dos concorrentes com as melhores pontuações na objetiva).

Veja como será o teste físico do concurso PC RJ

Conforme o informado nos editais do concurso PC RJ, no teste de aptidão física serão cobrados os exercícios de: 

  • Flexão de cúbitos (braços);
  • Flexão abdominal;
  • Corrida de velocidade;
  • Corrida de resistência. 

A metragem e o tempo serão distintos para homens e mulheres, conforme os editais. Ainda não há data definida para essa etapa, que será realizada apenas no município do Rio de Janeiro.

Os classificados ainda serão submetidos a exame psicotécnico e exame médico.

Para todas as carreiras, também será ministrado um curso de formação profissional, realizado na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), além de prova de investigação social. 

Os editais do concurso Polícia Civil RJ foram divulgados em 2021 com oferta de 400 vagas imediatas. Tais oportunidades são para sete carreiras: técnico de necropsia, auxiliar de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado.

As remunerações iniciais podem chegar a R$18 mil. A seleção atraiu o total de 271.026 inscritos.