Concurso PC RJ inspetor: tópicos semelhantes ao concurso PC PR
FOLHA DIRIGIDA traz comparativo de edital do concurso PC RJ inspetor 2012 e concurso PC PR investigador 2020, ambos nível superior. Confira!
Autor:
Publicado em:17/07/2020 às 04:23
Atualizado em:17/07/2020 às 04:23
Além disso, os candidatos podem verificar os tópicos que estiveram presentes no edital publicado para o cargo de investigador de polícia no Paraná em 2009. Assim, é possível perceber que a cobrança das matérias não apresentou muitas mudanças de 2009 para 2020 na seleção para a corporação paranaense.
O levantamento traz os tópicos das disciplinas de Língua Portuguesa, Informática, Raciocíonio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Leis Penais Especiais e Direito Processual Penal.
Em alguns casos é importante observar que no concurso atual da Polícia Civil do Paraná não está sendo cobrado a matéria de Informática, que foi cobrado na seleção de em 2009 e também no concurso PC RJ 2012 inspetor.
Outro ponto importante é sobre a disciplina de Raciocínio Lógico que não foi cobrada no último concurso para o cargo de inspetor de nível superior da corporação do Rio de Janeiro.
Comparativo inspetor PC-RJ 2012 x investigador PC PR 2020
Sem edital publicado, a preparação para o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro deve ser baseada no último edital. No entanto, é preciso estar atento para algumas atualizações, principalmente na área de Direito.
Tópicos que estão presentes no edital do concurso PC PR 2020 para o cargo de investigador podem ser úteis nesse sentido e serem utilizados como um guia aos candidatos que buscam um direcionamento dos estudos para o cagro de inspetor no Rio.
As vagas de inspetor de polícia na PCERJ também serão destinadas aos candidatos com nível superior em qualquer área, assim como as oportunidades de investigador no concurso PC PC 2020.
Com a análise, é possível verificar os tópicos semelhantes que estiveram presentes no edital publicado para a carreira na seleção realizada em 2012 no Rio de Janeiro e ter uma ideia do que pode ser cobrado atualmente no próximo edital para o cargo na corporação fluminense.
A realização das provas objetivas do concurso PC PR foram adiadas após a divulgação de um comunicado da banca organizadora da seleção, a Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Tal atitude da organização se deu por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Até então, o exame estava previsto para ocorrer no dia 26 de julho, de acordo com o edital de abertura.
A previsão é de que um novo cronograma deve ser definido em agosto. Segundo a comissão do concurso PC PR, a chamada para os exames será feita com, no mínimo, um mês de antecedência.
:
Concurso PC RJ para o cargo de inspetor é esperado
No Rio de Janeiro, a situação do concurso PC RJ permanece sem uma resposta da corporação. Após o decreto do governador Wilson Witzel, que bloqueio cargos na PCERJ, um pronunciamento da corporação é aguardado.
Por enquanto, o concurso segue autorizado pelo governo estadual. No entanto, após o decreto é possível que tenha edital publicado com um número de vagas inferior ao previsto na portaria autorizativa inicial da seleção.
Ao todo, a Polícia Civil-RJ teve indisponibilidade de 968 cargos após o bloqueio. No entanto, fontes da corporação acreditam que o novo secretário da pasta, delegado Flávio Brito, está negociando com o governador Wilson Witzel o desbloqueio de parte deles.
A tendência que isso possa ocorrer após a assinatura de renovação do RRF entre o estado e a União, que deverá acontecer até setembro. Em virtude disso e do atual cenário da pandemia do novo coronavírus, o mais provável é que os editais só possam ser liberados entre de setembro e dezembro.
Daí a importância de os interessados em ingressar na Polícia Civil-RJ manterem os estudos em dia. Antes da edição do Decreto nº47.114, que bloqueou cargos na estrutura da Polícia Civil-RJ, a corporação tinha a previsão de abrir 864 vagas, distribuídas por sete cargos. As remunerações variam de R$4.506,27 a R$18.747,95.
O concurso para o cargo de delegado terá a organização do Instituto Acesso. Já para os demais cargos o Instituto AOCPO foi o banca escolhida.