Os candidatos serão convocados em breve para a realização do Curso de Formação Profissional (CFP), etapa que antecede a posse no cargo.
O Governo do RN e a Polícia Civil ainda não divulgaram o cronograma deste novo CFP, que deve ser anunciado junto da convocação oficial dos candidatos.
Ainda não se sabe quantos candidatos por cargo serão chamados. Quem também esteve presente no anúncio foi a delegada-geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia Saraiva.
Adepol RN cobra mais convocações
A Associação dos Delegados de Polícia (Adepol RN) tem cobrado constantemente do governo o aproveitamento de mais aprovados do concurso PC RN, que já cumpriram todas as etapas e só precisam do curso de formação.
De acordo com a Adepol RN, o "número de policiais que serão chamados não representa nem de longe a atual necessidade da força".
A categoria anunciou que o déficit de servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Norte é de, aproximadamente, 75%, número que deve aumentar com as novas aposentadorias.
"De acordo com um levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2007 o RN contava com 1.385 policiais civis e, atualmente, conta com 1.279. Uma redução de 7,65%", disse a categoria.
O Estado do Rio Grande do Norte acumula o menor efetivo do Nordeste e, em nível nacional, ganha somente do Acre (778 policiais civis), Roraima (800) e Amapá (1.104).
Vale lembrar que, em maio deste ano, 400 candidatos foram convocados para o curso de formação. Deste total, foram chamados 300 aprovados no cargo de agente de polícia civil substituto, 50 delegados e 50 escrivães.
Concurso PC RN terá mais convocados para o CFP
(Foto: Divulgação/Sesed RN)
Concurso PC RN ofereceu 301 vagas
O edital da PC RN trouxe 301 vagas de nível superior, que foram distribuídas da seguintes forma:
- 47 para delegado;
- 230 para agente; e
- 24 para escrivão.
O concurso registrou 61.042 inscrições, sendo 32.239 para o cargo de agente, 24.079 para delegado e 4.724 para escrivão. Destes, porém, 46% dos candidatos para agente e escrivão não realizaram a avaliação.
O concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte contou com quatro etapas, sendo o curso de formação a última etapa antes da posse.
- provas objetivas e discursivas;
- avaliação física (exceto para o cargo de escrivão) ou prova prática (somente para o escrivão);
- exame psicotécnico; e
- curso de Formação.
Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!