Concurso PC SP: corporação forma bancas para provas orais
Polícia Civil forma bancas auxiliares para as provas orais dos concursos abertos em 2022. Datas das arguições devem ser divulgadas em breve!
Autor:
Publicado em:14/03/2023 às 17:05
Atualizado em:29/07/2023 às 04:10
A Polícia Civil de São Paulo começou a formar as bancas auxiliares das provas orais dos concursos abertos em 2022. Nesta terça-feira, 14, foram publicados no Diário Oficial os nomes dos professores que integrarão as bancas para os cargos de escrivão, investigador e médico legista.
Os integrantes foram aprovados durante a congregação da Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), no dia 10 de março. Com a formação das bancas, a expectativa é que as provas orais sejam realizadas em breve.
A corporação ainda não revelou as datas para aplicação da etapa. A prova oral, gravada em áudio e vídeo, consistirá na arguição do candidato, em sessão pública, e versará sobre conhecimento das seguintes disciplinas:
Para escrivão:
Língua Portuguesa;
Noções de Direito e de Criminologia;
Noções de Informática.
Para investigador:
Língua Portuguesa;
Noções de Direito;
Noções de Criminologia;
Noções de Informática.
Para médico legista:
Medicina Legal e Criminalística;
Noções de Informática; Língua Portuguesa;
Noções de Criminologia;
Noções de Direito.
Os examinadores de cada disciplina atribuirão ao candidato nota de zero a 100 pontos, considerando-se aprovado aquele que obtiver nota mínima de 50 pontos em cada uma e, no total, média de 50% ou mais.
Após a prova oral, os concorrentes ainda passarão por uma prova de títulos. Eles serão pontuados pela apresentação de documentos relacionados à formação e experiência profissional.
Nesse concurso, a Polícia Civil de São Paulo oferece 1.600 vagas para escrivão, 900 para investigador e 189 para médico legista. Há ainda oportunidades para carreira de delegado. Os editais foram publicados em fevereiro de 2022.
As provas objetivas e discursivas, primeiras etapas do concurso, foram realizadas ao longo do ano passado.
Todos os cargos têm como requisito o nível superior.
A proposta do governo é que parte dessas contratações autorizadas seja para excedentes dos concursos PC SP 2022 que estão em andamento (para os cargos de delegado, investigador e escrivão) e parte para novas seleções.
Em entrevista à Folha Dirigida no ano passado, o delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação, Gilson Cezar Pereira da Silveira, explicou que a intenção era divulgar novos editais em janeiro de 2023. O que não aconteceu.
A boa notícia é que o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, já identificou o déficit de 33% no efetivo da Polícia Civil do Estado e 25% na Polícia Técnico-Científica. Para reverter esse quadro, anunciou que novos concursos serão abertos ainda este ano.