Concurso PC SP: diretora da Acadepol anuncia dois editais por ano
Diretora da Acadepol, delegada Márcia Ruiz fala sobre realização de dois concursos PC SP por ano. Primeiro edital já pode sair em 2023!
Autor:
Publicado em:30/03/2023 às 10:35
Atualizado em:30/03/2023 às 10:35
A Polícia Civil de São Paulo tem a intenção de realizar dois concursos PC SP por ano, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. A informação foi confirmada pela diretora da Academia de Polícia (Acadepol), delegada Márcia Ruiz.
"A meta da Academia de Polícia é realizar dois concursos por ano. Havendo a determinação das vagas e chegando o processo à Academia de Polícia, nós faremos, pelo menos, dois concursos", disse Márcia, em entrevista ao podcast 'Diário de Polícia', no dia 28 de março.
Caso o processo chegue rapidamente à Acadepol, a diretora informou que um primeiro edital pode ser publicado ainda no primeiro semestre de 2023.
No ano passado, o então governador Rodrigo Garcia autorizou a contratação de mais 3.500 policiais civis. De acordo com a diretora da Acadepol, esse quantitativo deve ser distribuído em diferentes editais para que sejam realizados dois concursos por ano.
As 3.500 contratações autorizadas pelo governo anterior estão distribuídas entre os seguintes cargos:
Delegado: 552 vagas;
Médico Legista: 116 vagas;
Perito Criminal: 249 vagas;
Investigador de Polícia: 1.250 vagas;
Escrivão de Polícia: 1.333 vagas.
Todas as carreiras exigem nível superior.
Outro ponto citado pela diretora da Acadepol é a quebra da cláusula de barreira.
A proposta do governo anterior era que parte das 3.500 contratações autorizadas fosse para os concursos que estão em andamento (para os cargos de delegado, investigador, escrivão e médico legista) e parte para novas seleções.
Para isso, estava em análise a ampliação de vagas do concurso aberto em 2022 e a quebra da cláusula de barreira (que impõe um limite de classificados em cada etapa).
Segundo a delegada Márcia Ruiz, a cláusula de barreira está, atualmente, em estudo pela consultoria jurídica. A partir do parecer, será definida pela quebra da cláusula ou não.
Ele reconheceu o déficit de 32,4% pessoal e que, em algumas regiões, delegados assumem a titularidade de mais de um distrito. O que, conforme Derrite, pode atrapalhar as investigações.
"Essa questão do delegado assumir titularidade de outros distritos é ruim para investigação, para atendimento de ocorrência. Então (estamos planejando) um pacote emergencial. Provavelmente ainda este ano nós teremos mais concursos, acontecendo simultaneamente", disse o secretário, em entrevista à TV Globo de Sorocaba/SP, no dia 25 de janeiro.
A ideia de Derrite é que os novos editais sejam publicados ao mesmo tempo. De maneira que as inscrições e provas ocorram em períodos próximos.
"Entre lançar o edital, fazer o concurso, nomear e tomar posse, é um lapso temporal de uns dois anos. A gente quer, em caráter emergencial, lançar novos concursos para, em um prazo de dois anos, recompor o efetivo de todas as polícias", explicou.
A princípio, a PC SP tem autorização apenas para realizar concursos para cargos de nível superior. Ainda não há aval para cargos de nível médio.
Concurso PC SP 2022 deve ter provas orais em maio
A diretora da Acadepol informou que as provas orais dos concursos abertos em 2022 devem ser realizadas no mês de maio.
A Polícia Civil de São Paulo já começou a formar as bancas auxiliares das provas orais.
Essa etapa, gravada em áudio e vídeo, consistirá na arguição do candidato, em sessão pública, e versará sobre conhecimento das seguintes disciplinas:
Para escrivão:
Língua Portuguesa;
Noções de Direito e de Criminologia;
Noções de Informática.
Para investigador:
Língua Portuguesa;
Noções de Direito;
Noções de Criminologia;
Noções de Informática.
Para médico legista:
Medicina Legal e Criminalística;
Noções de Informática; Língua Portuguesa;
Noções de Criminologia;
Noções de Direito.
Os examinadores de cada disciplina atribuirão ao candidato nota de zero a 100 pontos, considerando-se aprovado aquele que obtiver nota mínima de 50 pontos em cada uma e, no total, média de 50% ou mais.
Depois da prova oral, os concorrentes ainda passarão por uma prova de títulos. Eles serão pontuados pela apresentação de documentos relacionados à formação e experiência profissional.
Nesse concurso, a Polícia Civil de São Paulo oferece 1.600 vagas para escrivão, 900 para investigador e 189 para médico legista . Há ainda oportunidades para carreira de delegado. Os editais foram publicados em fevereiro de 2022.
As provas objetivas e discursivas, primeiras etapas do concurso, foram realizadas ao longo do ano passado.