Concurso PC SP: delegado-geral prevê 7 mil vagas nos próximos anos
Delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo fala sobre novos concursos e recomposição do efetivo nos próximos anos. Veja os detalhes!
Autor:
Publicado em:01/02/2023 às 11:12
Atualizado em:01/02/2023 às 11:12
O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur José Dian, voltou a falar sobre os novos concursos para a corporação. Em entrevista ao programa "Estúdio Alesp" na terça-feira, 31, ele destacou a intenção de preencher mais 7 mil vagas nos próximos anos.
De acordo com o delegado-geral, a PC SP conta com déficit de cerca de 14 a 15 mil cargos vagos. Para reverter a situação, os esforços são para abertura de concursos recorrentes.
"Temos um concurso já em andamento para aproximadamente 3.500 policiais civis em todas as carreiras, que irão já em junho para a Academia de Polícia. E teremos mais dois concursos, já autorizados, com a mesma quantidade. Porém, temos o problema da aposentadoria. São em torno de mil aposentados todos os anos. Então temos que equalizar e trabalhar por novos concursos para que, em cinco ou seis anos, possamos recompor os quadros", disse Artur José Dian.
No detalhe, a Polícia Civil de São Paulo tem concurso em andamento para 2.939 vagas nos cargos de investigador, escrivão, delegado e médico legista.
Até o momento, não há outra autorização formal para contratação de policiais civis.
Dessa forma, entende-se que o delegado-geral, em sua fala no dia 31 de janeiro, referenciou o concurso em andamento para 2.939 vagas e o aval já publicado para as 3.500 vagas. Assim, totalizando quase 7 mil vagas.
Secretário de Segurança promete concursos PC SP em 2023
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, também identificou o déficit de 33% no efetivo da Polícia Civil do Estado e 25% na Polícia Técnico-Científica. Para reverter esse quadro, anunciou que novos concursos serão abertos em 2023.
Conforme o titular da pasta, há concursos PC SP em andamento para 2.939 vagas. Porém, esse número não será suficiente para suprir a necessidade de policiais civis.
Guilherme Derrite reconheceu que, em algumas regiões, delegados assumem a titularidade de mais de um distrito. O que, de acordo com ele, pode atrapalhar as investigações.
"Essa questão do delegado assumir titularidade de outros distritos é ruim para investigação, para atendimento de ocorrência. Então (estamos planejando) um pacote emergencial. Provavelmente ainda este ano nós teremos mais concursos, acontecendo simultaneamente", disse o secretário, em entrevista à TV Globo de Sorocaba/SP, no dia 25 de janeiro.
A proposta de Guilherme Derrite é que os novos editais sejam publicados ao mesmo tempo. De forma que as inscrições e provas ocorram em períodos próximos.
"Entre lançar o edital, fazer o concurso, nomear e tomar posse, é um lapso temporal de uns dois anos. A gente quer, em caráter emergencial, lançar novos concursos para, em um prazo de dois anos, recompor o efetivo de todas as polícias", explicou.
Novo concurso PC SP é esperado para o início do ano
A ideia do governo de São Paulo é aproveitar parte das 3.500 contratações, autorizadas em 2022, para excedentes dos concursos que estão em andamento. A outra parte será para novas seleções.
Em entrevista à Folha Dirigida no ano passado, o delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação, Gilson Cezar Pereira da Silveira, explicou que a intenção era divulgar novos editais em janeiro de 2023. O que não aconteceu.
“A nossa perspectiva é lançar os editais no começo do próximo exercício (2023). Já para janeiro. Esse é o nosso planejamento”, disse o diretor, em entrevista realizada em setembro.
A reportagem está em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para confirmar um novo prazo. A pasta, até o momento, não enviou um posicionamento oficial.
Conforme o diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP), as provas do novo concurso PC SP devem ser realizadas no primeiro semestre de 2023.