O diretor-geral da PCDF, por sua vez, deu por fim essa hipótese e descartou essa possibilidade. Vale lembrar que o próprio chefe da corporação chegou a prever esse cenário em live no Instagram. mas voltou atrás em entrevista ao Jornal Metrópoles.
“O Cebraspe está trabalhando nisso. O que podemos afirmar é que não há qualquer possibilidade de aplicar a prova de agente e de escrivão no mesmo dia”, disse Cândido.
A data da prova ainda não foi definida. De acordo com o diretor-gera, o novo cronograma está em elaboração pelo Cebraspe, devendo ser divulgado em breve no portal da banca. Inicialmente, seria aplicado em 15 de março, antes da suspensão.
'Concurso está mantido', diz diretor após Ibaneis propor PL
Na segunda-feira, 10, o governador do DF Ibaneis Rocha anunciou um projeto de lei que visa prorrogar o prazo de validade das seleções realizadas, mas que ainda não tiveram todos os habilitados nomeados. Além disso, o chefe do Distrito Federal ainda propôs suspender a contratação de aprovados nos concursos DF até segunda ordem.
O PL foi aprovado na última terça-feira, 11, na Câmara Legislativa do DF. Segundo a Casa, um acordo entre as lideranças políticas permitiu a rápida votação da proposta. O projeto agora segue para segue para sanção do governador Ibaneis Rocha.
Após a notícia, o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, disse em entrevista que os concursos da Policia Civil estão mantidos. Segundo ele, os editais de agente e escrivão não devem sofrer alterações.
“Os concursos em andamento são regidos pelo edital e não houve qualquer alteração. O processo seguirá conforme o cronograma. O concurso está mantido até segunda ordem. Esperamos que o cenário melhore até lá para que possamos realizar a prova com tranquilidade”, destacou o delegado Robson Cândido ao Jornal Metrópoles.
Concurso de escrivão tem oferta de 300 vagas
Oedital do concurso PCDF para a carreira de escrivão tem oferta de 300 vagas efetivas para provimento imediato. Para concorrer é preciso nível superior em qualquer área.
A carreira ainda pede 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade. As informações deverão ser comprovadas antes de tomar posse no cargo, com exceção da CNH, apresentada no ato da matrícula no curso de formação.
Tanto escrivão quanto agente proporcionam uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Com as progressões, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.
Assim que confirmada, a prova terá 120 questões, no estilo certo ou errado. Serão 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos com quatro horas e meia de duração, cotendo as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Matemática e raciocínio lógico
As inscrições para o concurso PCDF de escrivão já foram encerradas e o diretor-geral afirmou que não serão reabertas. Quem for aprovado nessa primeira fase com provas escritas será convocado para as avaliações complementares, que serão:
Prova de capacidade física;
Exames biométricos e avaliação médica;
Prova prática de digitação;
Avaliação psicológica;
Sindicância de vida pregressa e investigação social; e
Prova de títulos.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!