Concurso Pedro II: banca é definida para novo edital de professor

Instituto Selecon é confirmado como banca organizadora do concurso Pedro II, com 50 vagas para professor. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:21/10/2025 às 15:36
Atualizado em:21/10/2025 às 15:54

O Instituto Selecon foi definido como a banca organizadora do novo concurso Pedro II para professor no seguimento de atendimento educacional especializado (AEE).


A escolha foi confirmada nesta terça-feira, 21, por meio do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Como banca, o Instituto Selecon será o responsável por receber as inscrições do concurso, além de aplicar as provas aos candidatos.


O Instituto AOCP e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) também participaram do processo. Mas o Selecon foi o escolhido para ficar à frente do próximo concurso para o magistério.


A oferta será de 50 vagas imediatas mais cadastro de reserva, para professor na especialidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE).


De acordo com o Colégio Pedro II, o objetivo é fortalecer a educação inclusiva, com lotações distribuídas entre os campi da instituição.


A remuneração inicial será de R$6.180,86, correspondendo ao vencimento básico. Esse valor pode chegar a R$13.288,85 para docentes com título de doutorado.


Estude e transforme vontade em aprovação de verdade. Clique aqui e prepare-se!

Concurso Pedro II tem edital previsto para este mês

Depois da definição da banca, o próximo passo será a assinatura do contrato com o Instituto Selecon, para a prestação dos serviços. A etapa seguinte será a finalização do edital com o cronograma do concurso.


Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, concedida no final de setembro, o Colégio Pedro II informou que a previsão é publicar o edital este mês e realizar as provas ainda em dezembro.


O concurso para professor será composto pelas seguintes fases:

  • prova objetiva e discursiva;
  • avaliação de desempenho didático-pedagógico; e
  • análise de títulos.

De acordo com a proposta do Instituto Selecon para a organização do concurso, a qual a reportagem teve acesso, as provas objetivas abordarão questões de Conhecimentos Gerais e Específicos.


Já a prova discursiva consistirá na elaboração de uma redação ou uma questão teórico-pedagógica.


Caso a contratação da banca demore, é possível que a divulgação do edital atrase e as provas só sejam aplicadas em 2026.

Edital para técnico-administrativos pode sair até junho de 2026

Além do magistério, o Colégio Pedro II também prepara um novo concurso para cargos técnico-administrativos. Nesse caso, a estimativa é que o edital seja publicado até o primeiro semestre de 2026.


A seleção está entre as metas da instituição, mas ainda não há confirmação oficial de prazos.


Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o Colégio Pedro II frisou que existe a expectativa de abertura de novas vagas, mas sem definição concreta até o momento.

“Sim, existe uma expectativa, mas sem nenhuma certeza até o momento”, informou o Setor de Comunicação da instituição, no último dia 12 de setembro.

O último concurso Pedro II segue válido até abril de 2026, sem chance de nova prorrogação.


Além disso, a instituição informou que deve receber novos códigos de vagas do Ministério da Educação (MEC), mas ainda não há previsão de quando isso ocorrerá. A partir dessa definição, será possível dimensionar o quantitativo de vagas do edital.

Assistente em administração deve ser ofertado

O cargo de assistente administrativo é um dos mais cotados para o novo concurso da área de Apoio, tendo em vista a grande demanda interna.


Atualmente, o cadastro de reserva dos assistentes está próximo de se esgotar, restando apenas oito candidatos aprovados que ainda podem ser convocados até abril de 2026.


Com o fim da validade do último concurso, o Colégio Pedro II só poderá contratar novos servidores por meio de uma nova seleção.


O último concurso Pedro II foi aberto em 2023, com 60 vagas imediatas para cargos de níveis médio, técnico e superior.


Para o cargo de assistente em administração, o requisito foi apenas o nível médio completo. No último concurso, ele foi o destaque da seleção, concentrando 48 das 60 vagas.


► Faça questões do último concurso Pedro II para assistente em administração!

Clique para saber mais

Carregando...