Petrobras explica contrato com banca e fala sobre novos concursos

Após contrato assinado com a Cesgranrio, empresa revela se há previsão de novo concurso Petrobras. Veja o que apurou o Qconcursos Folha Dirigida!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:30/09/2024 às 14:05
Atualizado em:30/09/2024 às 14:46

Após ter assinado contrato com a Fundação Cesgranrio, com duração de quatro anos, a Petrobras respondeu se há previsão de novos concursos. Além disso, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida apurou detalhes sobre o próximo edital.


Para relembrar, o documento consta na área de Contratos da Petrobras e está vigente desde 9 de julho de 2024, com validade até julho de 2028, ou seja, de quatro anos.


Em resposta à reportagem, a Petrobras informou que avalia regularmente a composição do seu quadro e a necessidade de novos ingressos, que acontecem por meio de concursos (processos seletivos).

"A Petrobras acompanha e avalia de modo permanente a composição de seus quadros e a necessidade de ingressos por meio de Processos Seletivos Públicos (PSP) como parte da sua política de recursos humanos e gestão de efetivo. Nesse momento, não existe previsão de realização de novo PSP", disse a empresa.

A Petrobras também reforçou que ainda existe um cadastro de reserva composto por aprovados do último concurso, realizado no segundo semestre de 2023, cuja validade será de 18 meses, contada a partir de junho deste ano.


Sobre a contratação da Cesgranrio, a Petrobras avaliou como sendo uma "boa prática" para que a empresa possa viabilizar um novo edital em qualquer tempo.

"O contrato com a Fundação Cesgranrio para execução de serviços técnicos de planejamento, organização e execução dos procedimentos relacionados a processos seletivos, é uma boa prática que oferece viabilidade operacional para que a Petrobras tenha a capacidade em qualquer tempo de realização de um PSP, que, eventualmente, venha a ser aprovado pela diretoria da Companhia durante a vigência do contrato", afirma.

Novo concurso Petrobras está em estudo

Embora a Petrobras ainda não confirme a previsão de um novo concurso público para o ingresso de profissionais em seu quadro, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida apurou que já existe um estudo em andamento para uma nova seleção.


Segundo fontes ligadas à empresa, um novo concurso Petrobras já está sendo planejado, mas ainda sem previsão de ser anunciado oficialmente.


Essa mesma fonte afirmou que este novo concurso não deve ser anunciado ainda este ano, e que as chances de um edital nos próximos meses são remotas. Caso os preparativos avancem, o anúncio tende a ficar para 2025.


Acelere seus estudos da forma certa! Cadastre-se agora e tenha acesso a teorias, práticas, revisões e orientações personalizadas para concursos. Acesse aqui!

Novos concursos Petrobras estão no radar e serão realizados pela Fundação Cesgranrio

(Foto: Governo Federal)


Essa programação vai ao encontro do que aconteceu na última vez em que a Petrobras e a Fundação Cesgranrio firmaram uma parceria para a realização de concursos.


No último contrato assinado entre a estatal e a organizadora, cuja vigência foi de 2016 a 2021, três concursos Petrobras foram realizados, sendo dois em 2017 e um em 2018.


Portanto, o contrato foi assinado em 2016, mas o primeiro edital só foi publicado no ano seguinte, em 2017 – o que pode se repetir no período 2024/2025.

Novos concursos Petrobras estão no planejamento da empresa

Embora ainda não haja confirmação oficial sobre um novo edital para a Petrobras, a realização de concursos para a admissão de novos colaboradores faz parte do Planejamento Estratégico da empresa para o período de 2024 a 2028, conforme ressaltou o gerente de Recrutamento e Seleção da estatal, Danilo Garbazza.


Esse mesmo período, inclusive, se assemelha ao tempo de contrato estabelecido com a Fundação Cesgranrio.


Em uma entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida, em janeiro deste ano, Garbazza destacou que, com a previsão de novas plataformas e o aumento dos investimentos na indústria de Petróleo e Gás, será necessário reforçar a equipe para garantir o andamento das operações.

"Estamos passando por uma grande transformação na indústria de petróleo e gás, e precisamos de novos talentos, pessoas capacitadas para nos apoiar nos desafios que virão nos próximos anos", afirmou Garbazza.

Além disso, também é válido mencionar que a Transpetro, subsidiária da Petrobras, publicou editais em 2023 sob a coordenação da Fundação Cesgranrio.


Assim, a prorrogação do contrato com a Cesgranrio pode beneficiar a publicação de novos editais ou mesmo a convocação de candidatos excedentes. Essa seleção continua válida, já que seu resultado foi homologado em abril deste ano.


Assista a entrevista na íntegra com o gerente da Petrobras aqui:

Último concurso Petrobras ofertou mais de 6 mil vagas

Lançado no final de 2023, o mais recente concurso da Petrobras visava preencher 916 vagas imediatas e 5.496 posições para cadastro de reserva, com a organização do Cebraspe.


As vagas foram destinadas a profissionais de nível técnico nas seguintes especialidades:

  • Enfermagem do Trabalho;
  • Inspeção de Equipamentos e Instalações;
  • Logística de Transportes (Controle);
  • Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica);
  • Operação;
  • Operação de Lastro;
  • Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica);
  • Química de Petróleo; e
  • Segurança do Trabalho e Suprimento de Bens e Serviços (Administração).

Os aprovados iniciam com um salário de R$5.878,82.


A homologação do concurso ocorreu em junho de 2024, com validade de 18 meses e possibilidade de prorrogação por igual período, a critério da Petrobras.


Em declaração ao Qconcursos Folha Dirigida, a estatal informou que prevê realizar pelo menos 957 contratações ainda este ano.


Colaborou com esta matéria: Juliana Góes.