O novo concurso GCM Petrópolis RJ voltou a ser abordado pelo prefeito Rubens Bomtempo. De acordo com ele, o edital trará a oferta de 110 vagas para guardas civis municipais.
Desse quantitativo, 40 vagas serão para contratação imediata e 70 para formação de cadastro de reserva.
As informações foram passadas pelo prefeito no início do mês, durante a inauguração do Posto da 2ª Inspetoria da Guarda Civil Municipal em Itaipava, instalado no Parque Municipal Paulo Rattes.
“Após 17 anos, a Guarda terá um novo concurso, reforçando nosso compromisso com a segurança e ordem pública”, disse o prefeito.
Rubens Bomtempo não precisou um prazo para a publicação do edital e aplicação das provas.
Para que o concurso seja aberto, a Prefeitura de Petrópolis, no Rio de Janeiro, ainda deverá contratar uma banca organizadora para ficar a frente do recebimento das inscrições e da realização das provas.

Petrópolis prepara novo concurso para Guarda Civil Municipal
(Foto: Divulgação)
Desde o final do ano passado, os preparativos para o novo concurso GCM Petrópolis RJ foram confirmados pelo prefeito. Na ocasião, ele destacou que a abertura da seleção seria prioridade máxima em 2024.
"Isso é prioridade máxima. É pra ontem. Precisamos fortalecer a nossa Guarda Municipal, para ela ter uma atuação mais contundente, mais robusta, sempre em parceria com a Polícia Militar. O último concurso para a Guarda foi em 2005, no nosso governo”, afirmou o prefeito.
Os requisitos do cargo de guarda civil municipal e salários atuais ainda precisam ser confirmados pelo município.
Resumo concurso Petrópolis RJ
- Órgão: Guarda Municipal de Petrópolis;
- Situação atual: anunciado;
- Banca: a definir;
- Cargos: guarda civil municipal;
- Escolaridade: a confirmar;
- Vagas: 110;
- Remuneração: a confirmar;
+ Cadastre-se e comece a estudar para concursos fazendo questões!
Concurso Petrópolis RJ tem editais abertos e previstos
Este ano, a Prefeitura de Petrópolis, localizada na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, já publicou um novo edital de concurso público. A oferta é de 199 vagas para a Secretaria Municipal de Saúde.
Desse total, 64 são para agente de combate às endemias e 135 para agente comunitário de saúde.
Ambos os cargos têm como requisito o ensino médio completo, comprovado por meio de certificado de conclusão, acompanhado do histórico escolar. A remuneração inicial será de R$2.824 para jornada de trabalho de 40 horas.
As inscrições já foram encerradas e as provas estão marcadas para o próximo domingo, 28 de abril. Os candidatos deverão responder a 40 questões sobre Língua Portuguesa, Ética e Cidadania e Conhecimentos Específicos.
O município também já anunciou os preparativos para um novo concurso para a Assistência Social do Município. Nesse caso, são esperadas 129 vagas para diversos cargos.
“Nesta gestão, já fizemos o concurso da Comdep, o concurso da Educação. E, agora, vamos fazer o da Assistência Social. Em 2022, um ano tão difícil para a cidade, quando as chuvas deixaram um rastro de destruição e causaram a perda de mais de 200 irmãos e irmãs, a Assistência Social foi o principal pilar para a gente conseguir devolver a normalidade a 10 mil petropolitanos", pontuou o prefeito.
As 129 vagas serão distribuídas entre os cargos de:
- assistente social: 60 vagas;
- psicólogo: 50 vagas;
- pedagogo: 15 vagas;
- engenheiro: 2 vagas; e
- arquiteto:2 vagas.
Todas as oportunidades serão destinadas a quem tem nível superior completo. Os salários, jornada de trabalho e mais requisitos não foram revelados, por enquanto.
O próximo passo será a contratação da banca organizadora. Com isso, o edital poderá ser divulgado. Ainda não foi informado um prazo para abertura do concurso para Assistência Social.
No vídeo abaixo, saiba como escolher o concurso ideal para estudar:


















