Concurso PF: contrato com o Cebraspe será assinado até o dia 31
Folha Dirigida obteve a informação que o contrato com o Cebraspe ainda não foi assinado, mas será oficializado nesta semana, até dia 31.
Autor:
Publicado em:29/12/2020 às 18:10
Atualizado em:29/12/2020 às 18:10
A Polícia Federal e o Cebraspe vão oficializar a contratação da banca para organizar o concurso PF ainda essa semana. A corporação corre para assinar o contrato até o dia 31, podendo o extrato sair a qualquer momento.
A informação foi obtida pela equipe de reportagem da Folha Dirigida, com exclusividade, com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Boudens.
Segundo ele, a assinatura com o Cebraspe ocorrerá pela própria Polícia Federal, ainda esta semana, devendo ser feita entre os dias 29 e 30, mas podendo ficar para o último dia do mês de dezembro.
Caso a assinatura ocorra em tempo hábil, pode sair no Diário Oficial da União ainda este ano. Mas, caso não, pode ficar para sair na primeira edição de 2021, no dia 4.
A confirmação vai depender, também, do envio da PF à Imprensa Nacional. O extrato do contrato com a banca vai confirmar a data de assinatura e período de vigência. A Folha Dirigida já havia antecipado na última segunda, 28, que a banca de Brasília seria a escolhida.
A escolha pelo Cebraspe não surpreende, pois a banca organizou os últimos concursos da PF e tem longa tradição em concursos no âmbito nacional e da Segurança Pública. A expectativa, por exemplo, é para que ela também organize o da Polícia Rodoviária Federal.
Questionado pela reportagem da Folha Dirigida, o presidente da Fenapef confirmou que o edital segue previsto para janeiro. E, se mantida a celeridade do processo interno, a corporação deve conseguir cumprir essa previsão.
Ao que tudo indica, o edital deve sair já nas primeiras semanas do ano. A corporação trabalha com celeridade, pois quer contar com o reforço dos novos policiais ainda em 2021.
A PF enviou à Economia um ofício em que solicita a redução do prazo entre edital e provas, de quatro para dois meses. Com isso, os exames seriam aplicados entre abril e maio, a depender da publicação do edital.
Concurso PF tem aval para 1.500 vagas e 500 excedentes
As carreiras exigem nível superior em qualquer área, com exceção do delegado, que precisa de curso superior na área de Direito. Também será obrigatório para todos os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.
A remuneração do policial federal em início de carreira é de R$12.980,50. Mas, para o delegado esse valor é ainda mais atrativo, tendo ganhos mensais de R$24.150,74. Para o delegado, haverá ainda a necessidade de comprovação de três anos de atividade jurídica.