Concurso PF: ministro promete chamar excedentes e prorrogará validade

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino voltou a confirmar que deve chamar os excedentes e promete reajuste salarial.

Autor:
Publicado em:23/02/2023 às 14:57
Atualizado em:23/02/2023 às 14:57

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, voltou a falar sobre a intenção de chamar mais aprovados no concurso PF 2021. A expectativa é realizar a convocação dos excedentes e esse esforço já está em andamento.

Dino informa que, para tornar isso possível, está providenciando a prorrogação da validade do concurso visando aproveitar a chamada do máximo possível de candidatos.

O chefe da pasta, no entanto, deixou claro que não é um tema que está unicamente em suas mãos. Segundo ele, a decisão também depende do Ministério da Gestão e do Ministério do Planejamento.

"... depende de orçamento e medidas que estão hoje em outras áreas de governo. Mas a opinião tanto da Direção-Geral da Polícia Federal quanto minha é no sentido de que essas pessoas sejam incorporadas."

Dino diz que a prorrogação visa ajudar na convocação de mais concursados, esticando a validade. E, para finalizar, promete reajuste salarial para as carreiras.

Essa não é a primeira vez que o ministro Flavio Dino fala sobre a prorrogação da validade. No início do mês, informou que um novo concurso PF é desejo de Lula e externou essa possibilidade de esticar o prazo.

Antes do carnaval, a novela ganhou mais um capítulo quando o deputado Nicoletti aproveitou para também solicitar a prorrogação da validade do concurso da Polícia Federal.

Segundo o parlamentar, existem mais de mil aprovados no aguardo de soluções jurídicas para conseguirem a tão sonhada convocação.

ministro flavio dino
Concurso PF pode contar com a chamada de mais excedentes.
(Foto: Agência Brasil)

Até quando ficará válido o concurso PF?

resultado final do concurso PF foi publicado em setembro, juntamente com a homologação. A partir daí, começou a contar o prazo de validade, que é de seis meses. 

Conforme consta em edital, é possível que haja uma prorrogação pelo mesmo período, ou seja, por mais seis meses. O prazo de validade vai expirar no dia 15 de março e o pedido do deputado é que ele seja ampliado.

"Solicitei, em caráter de urgência, a prorrogação do prazo de validade do concurso público da Polícia Federal de 2021, que vence dia 15 de março deste ano. Existem mais de mil aprovados que aguardam soluções jurídicas para serem convocados. Existe uma carência muito grande de efetivo da Polícia Federal, e não podemos perder a oportunidade de aumentar o efetivo com essas pessoas que tanto se dedicaram e foram aprovadas neste concurso. É fundamental fortalecer as instituições policiais para melhorar a segurança da nossa população!"

Vale destacar que o Governo Federal já sinalizou sobre uma possível prorrogação do prazo de validade. A declaração foi dada na última quarta-feira, 8, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

"A posição do Ministério da Justiça é da prorrogação da validade do concurso existente e o presidente Lula já enfatizou que quer fazer novos concursos para a Polícia Federal", disse em entrevista ao site UOL. 

Concurso PF contava com 1.500 vagas imediatas

Publicado em janeiro de 2021, o edital do concurso PF trouxe a oferta autorizada de 1.500 vagas, todas de nível superior. A distribuição pelos cargos foi a seguinte:

  • Agente de polícia  - 893 vagas
  • Escrivão de polícia  - 400 vagas;
  • Papiloscopista policial federal  - 84 vagas;
  • Delegado de polícia  - 123 vagas.

As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões.