Concurso PF 2021 provas: veja tudo o que pode e o que não pode
Marcadas para este domingo, 23, as provas do concurso PF reúnem milhares de candidatos. Veja o que pode e o que não pode!
Autor:
Publicado em:22/05/2021 às 17:00
Atualizado em:22/05/2021 às 17:00
Após o julgamento do STF favorável a realização dos exames, as provas do concurso PF estão confirmadas. Agora, é preparativos finais e separar o kit avaliação para não esquecer de nada para esse dia decisivo.
Mas, o que será que pode e o que não pode, você sabe?
Com o objetivo de te deixar bem informado e por dentro de todas as instruções para "o grande dia", a Folha Dirigida preparou essa matéria.
Antes de começar, vamos pedir sua atenção para um fato importante: volte no site da banca e verifique o seu local de prova novamente. O Cebraspe, recentemente, comunicou atualização em alguns locais. Além disso, tem a questão da cidade de Curitiba.
Muita gente olhou o local assim que saiu na terça-feira, 18, e depois não volta mais para confirmar. É importante este "check" final para não ser pego se surpresa. É importante imprimir o documento para evitar imprevistos. Verifique pelo Google Maps exatamente onde fica localizado, veja dicas de transporte, consulte conhecidos e não corra o risco de perdes a sua prova
O que será cobrado nas provas do concurso PF?
Os candidatos do concurso da Polícia Federal serão avaliados, neste domingo, 23, com provas escritas. Serão cobradas 120 questões objetiva e uma redação discursiva.
Os exames serão aplicados nas 26 capitais, além do Distrito Federal. Para agente, escrivão e papiloscopista as avaliações serão realizadas no turno da tarde com duração de quatro horas e 30 minutos.
Já para o delegado, as avaliações ocorrerão pela manhã (prova objetiva, com três horas e 30 minutos de duração) e à tarde (discursiva, com cinco horas de duração).
A primeira fase terá caráter eliminatório e classificatório. Todos os cargos terão provas aplicadas no mesmo dia e horário.
Como será a prova objetiva da PF?
Na prova objetiva, o candidato responderá a 120 questões no estilo Cesbraspe, com afirmações e devendo o candidato assinalar Certo ou Errado, onde uma questão errada anulará uma certa.
Prova objetiva do agente:
Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
Bloco II, com 36 questões: Informática
Bloco III, com 24 questões: Contabilidade Geral
Prova objetiva do escrivão:
Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
Bloco II, com 36 questões: Informática
Bloco III, com 24 questões: Contabilidade Geral e Arquivologia
Prova objetiva do papiloscopista:
Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
Bloco II, com 36 questões: Informática.
Bloco III, com 24 questões: Biologia, Física e Química.
Será aprovado na objetiva do agente, escrivão e papiloscopista o candidato que obtiver pelo menos 48 pontos na prova, além de, no mínimo, seis pontos no bloco I, três no bloco II e dois no bloco III.
Prova objetiva do delegado:
Para o delegado serão 120 questões objetivas de Direito Administrativo Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Cooperação Internacional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito Previdenciário, Direito Financeiro e Tributário.
Será aprovado na objetiva do delegado o candidato que obtiver pelo menos 48 pontos na prova. O resultado da avaliação objetiva está previsto para 9 de abril.
O exame discursivo também vai variar de acordo com a carreira. Todos os cargos, exceto o delegado, realizarão um texto dissertativo de no máximo 30 linhas. O delegado, por sua vez, terá pela frente três questões dissertativas e a elaboração de peça profissional.
► O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas munido de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.
PF e Cebraspe divulgam regras para Covid-19
Em 2021, o principal desafio da Polícia Federal e do Cebraspe será aplicar as provas durante a pandemia. Pensando nisso, a banca de Brasília divulgou as medidas que serão adotadas no domingo, 23, para evitar aglomerações e qualquer indício de contaminação.
Segundo o Cebraspe, somente será permitido o ingresso do candidato ao local de aplicação usando máscara. Estas, poderão ser descartáveis, de tecido ou de qualquer outro material.
Além disso, a banca não fornecerá máscaras nem frascos de álcool em gel 70% aos candidatos, exceto nas salas e nos locais de circulação, bem como sabão líquido e papel toalha nos banheiros.
Atenção!
Se o candidato informar que testou positivo para a Covid-19, este não poderá realizar as provas. A banca recomenda que o candidato leve a sua própria água para o seu próprio consumo, em embalagem transparente, para evitar a utilização de bebedouros ou qualquer outro dispositivo de fornecimento coletivo de água para beber.
► Caso a temperatura corporal do candidato, aferida no momento de sua chegada ao local de aplicação, for igual ou inferior a 37,5 °C, será permitido o seu ingresso ao local de aplicação. Se a temperatura corporal do candidato, aferida no momento de sua chegada ao local de aplicação, for superior a 37,5 °C, será imediatamente realizada uma segunda aferição; se a segunda aferição confirmar que o candidato se encontra com temperatura corporal superior a 37,5 °C, o candidato poderá ser encaminhado para realizar as provas em sala especial.
Confira mais recomendações sobre a Covid-19
comparecer ao local de aplicação usando máscara e portando máscaras reservas, se necessário, de modo a possibilitar a troca de sua máscara a cada duas horas;
armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato;
permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação de provas;
submeter-se à verificação da temperatura corporal para acesso ao local de aplicação;
observar o distanciamento adequado, conforme demarcação do piso com fita adesiva em frente ao portão de acesso ao local de aplicação, na entrada das salas de provas e dos banheiros;
observar o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável entre os candidatos e entre membros da equipe de aplicação nas salas de aplicação das provas;
verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual, em link específico, em que serão disponibilizadas as informações relativas a seu grupo e a seu horário de entrada;
submeter-se a pré-identificação realizada pela equipe de campo na chegada dos candidatos ao local de aplicação, sem contato físico e sem o manuseio de documentos ou de qualquer outro objeto dos candidatos, podendo ser solicitado que o candidato abaixe a sua máscara, de modo a permitir a visualização do seu rosto — concedendo-se somente ao candidato a manipulação de sua máscara —, mantendo-se o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável de qualquer outro candidato ou membro da equipe de aplicação;
permanecer de máscara ao se retirar de sala para uso dos banheiros e observar os procedimentos de higienização das mãos nesses ambientes;
manter os cabelos arrumados de forma que não caiam sobre sua face enquanto estiver dentro dos locais de aplicação;
submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.
O que não será permitido no dia da prova?
A banca ainda informa que será eliminado o candidato que, durante as provas, for surpreendido portando:
a) aparelhos eletrônicos, tais como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e(ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens etc.;
quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;
qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).
Para evitar eliminações, a banca orienta que o candidato não leve ou não esteja portando no momento da prova nenhum destes itens, que estão listados em edital e no documento de convocação.
NOVIDADE - abertura dos portões
Na última quinta-feira, 20, o Cebraspe divulgou um comunicado sobre uma novidade a respeito da abertura dos portões. A banca de Brasília vai abrir duas horas antes do horário previsto.
"Tendo em vista o aprimoramento do fluxo de entrada dos candidatos nos locais de provas e além do escalonamento em grupos estabelecido na consulta individual, o Cebraspe comunica que os portões de acesso aos locais de provas serão abertos 2 (duas) horas antes do horário previsto para o início das provas."
Concurso PF terá mais de 4 mil discursivas corrigidas
Além disso, o concurso da PF terá um bom número de provas discursivas sendo corrigidas, o que deve impactar diretamente no número de aprovados do concurso.
Serão 4.507 provas discursivas corrigidas, se somados todos os quatro cargos, sendo: