Pré-candidato, Lula diz que é preciso fazer concurso PF
Pré-candidato à presidência da República, Lula dá entrevista e fala que é preciso fazer concurso PF, ter mais policiais e cita fronteiras.
Autor:
Publicado em:23/06/2022 às 15:10
Atualizado em:23/06/2022 às 15:10
O pré-candidato ao posto de presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu entrevista nesta quinta, 23, e falou sobre a necessidade de realizar novos concursos PF. Segundo ele, a Polícia Federal precisa de mais policiais.
A fala de Lula foi dada durante entrevista à Rádio Difusora do Amazonas.
Ele cita a importância de fazer concurso na Polícia Federal para a chegada de novos policiais, enfatizando a ocupação nas fronteiras:
“Porque, primeiro, precisamos saber qual será o papel do Exército. Porque embora o Exército não tenha papel de polícia, é preciso que a gente rediscuta, pra saber qual o papel do Exército ao cuidar das nossas fronteiras. Segundo, qual o papel da Polícia Federal. Ou seja, a Polícia Federal precisa fazer concurso, precisa ter mais policiais, porque precisamos de mais gente ocupando nossas fronteiras”, disse Lula.
O ex-presidente, que concorrerá ao posto novamente este ano, afirmou que nas próximas semanas será realizada uma reunião com governadores do partido e das coligações para definir as política do seu possível governo com foco na fronteira do país.
Concurso PF 2021 ainda está em andamento e com aprovados
Vale lembrar que a Polícia Federal ainda está com um edital de concurso PF válido e em andamento. A corporação já finalizou as primeiras turmas de curso de formação e está em conclusão das demais.
A PF não confirmou, até o momento, se foi enviado um novo pedido de concurso público para cargos da área policial. A corporação chegou a encaminhar ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) um pedido com 600 vagas, mas todas na área de apoio, em cargos administrativos.
Concurso da PF tem aval para chamar excedentes em 2022
(Foto: Governo Federal)
Todas as oportunidades do concurso PF são para graduados, de nível superior. As carreiras têm jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:
Agente de polícia - 893 vagas
Escrivão de polícia - 400 vagas;
Papiloscopista policial federal - 84 vagas;
Delegado de polícia - 123 vagas.
As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões. A Polícia Federal convocará de acordo com suas necessidades.
Nível superior em Direito, experiência de três anos + CNH
R$24.150,74
Os concorrentes foram avaliados por diversas etapas de seleção, sendo elas:
Provas objetiva e discursiva;
Exame de aptidão física;
Prova oral (somente delegado);
Avaliação médica;
Avaliação psicológica;
Avaliação de títulos (somente delegado);
Prova prática de digitação (somente escrivão).
Investigação social;
Curso de formação.
O curso de formação é a última fase, que também elimina, antecedendo a posse no cargo. No entanto, são convocados apenas os candidatos aprovados em todas as etapas anteriores.