Aprovado na Polícia Federal conta como concurso mudou sua vida
Ser aprovado no concurso pode mudar vidas, e o aprovado no concurso PF, Glauber Teixeira, é o exemplo. Conheça história!
Cada aprovação conta uma história
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:28/09/2024 às 13:09
Atualizado em:28/09/2024 às 13:28
A aprovação em um concurso pode transformar vidas, e a trajetória de Glauber Teixeira, aprovado no cargo de agente de polícia do concurso PF em 2021, é um exemplo disso.
Nascido em uma família humilde, na cidade de Caçapava, interior de São Paulo, ele encontrou no serviço público uma oportunidade para mudar sua vida e a de sua família.
Mas até conquistar o cargo que queria, o então policial traçou um grande caminho. Conheça a história de Glauber Teixeira!
O início da jornada profissional
Desde cedo, Glauber enfrentou desafios financeiros e, por conta disso, seguiu o conselho de seu pai, que lhe disse aos 12 anos:
“Primeiro algo que te dê dinheiro e, a partir disso, você seguir o que quiser, realize os sonhos”.
Por morar em uma região industrial, se formou em Técnico em Mecatrônica e iniciou sua jornada profissional na Embraer, uma das principais empresas de aviação do Brasil. Nos 6 anos que trabalhou na empresa, conciliou o emprego com a faculdade de Engenharia Mecânica.
Nesse período, conheceu um amigo que o inspirou a estudar para concursos. O "Vaguinho", como Glauber o chama, reacendeu uma chama que ele carregava desde criança: o desejo de servir e ajudar os outros.
A partir daí, Glauber iniciou uma longa jornada nos estudos para concursos públicos.
Os desafios durante o estudo e a persistência
Sua trajetória no mundo dos concursos começou em 2018, aos 20 anos, com uma tentativa no concurso PC SP para agente de telecomunicações, onde recebeu a primeira reprovação.
Sem desanimar, Glauber seguiu prestando provas para diversos órgãos, acumulando reprovações e aprovações.
Foi aprovado no curso de Formação de Oficiais do concurso PM SPe em outros concursos municipais, mas foi em 2021, no concurso da Polícia Federal, que ele conquistou o cargo de Agente de Polícia.
Durante todo o período de preparação, Glauber trabalhava o dia inteiro e estudava nos intervalos e madrugadas.
"Estudava no caminho para o trabalho, no caminho para a faculdade, no hora do café. Chegava em casa, dormia pouco, dormia tarde, porque eu ficava estudando até de madrugada, até a hora que eu caísse em cima do livro.", relata.
Foram três anos de dedicação intensa, equilibrando trabalho, estudos e vida pessoal.
“O fato de ter sido muito difícil, fez com que eu desse muito valor pra cada dia, para cada etapa. Tanto que, hoje, eu sou muito feliz no meu trabalho.”, comemora Glauber.
Para Glauber, a prática foi fundamental para a aprovação e a praticidade do Qconcursos o ajudou em sua jornada.
“O Qconcursos, pela praticidade do aplicativo do celular, ou até mesmo no notebook, tornava fácil o estudo (...) Criava um filtro, Direito Penal para Polícia com a banca Cebraspe. Não tinha desculpa pra não fazer. Era no caminho, era numa festa, que sejam cinco minutinhos, cinco questões, já é melhor que nada. De cinco em cinco, chegam a mil. Então, o QC entrava muito nisso. Da praticidade da plataforma”, explica.
Utilizando a plataforma do Qconcursos, ele destacou a importância de treinar questões constantemente.
"Se a prova é feita de questões, eu tenho que treinar por questões. Se quero ficar bom em bater pênaltis, eu tenho que treinar pênaltis", afirma.
Ele também enfatizou o valor de comentar as respostas das questões na plataforma do Qconcursos, acreditando que isso o ajudava a consolidar o aprendizado:
"Quando você estuda, você tem a falsa impressão que aprendeu, mas quando você vai escrever, se você não tiver o domínio, não tem como. Não dá. Então, eu comentava. Era uma forma que eu tinha de treinar e evoluir”, relembra.
A vitória pessoal e o orgulho da família
A aprovação no concurso da Polícia Federal foi a virada de chave na vida de Glauber e sua família.
De uma infância marcada por dificuldades financeiras, ele agora pode oferecer uma vida mais tranquila para seus familiares.
"Eu lembro de quando criança ter que almoçar arroz e tomate, arroz e hambúrguer. Então, hoje, poder falar para minha mãe ‘pega o cartão e compra o que a senhora quiser’. Isso não tem preço para mim. Foi a maior conquista da minha vida", compartilhou emocionado.
Apesar dos riscos inerentes à profissão policial, Glauber sempre contou com o apoio da família, que, mesmo preocupada, demonstrava grande orgulho.
“No começo foi difícil. Até hoje, a preocupação de mãe, de tia, de avô, de pai, de todo mundo. Mas é muito gostoso ver o orgulho deles. Tanto durante todo o período de estudo, até hoje mesmo no trabalho, é um apoio incondicional que eu tenho em casa. É único ver o meu irmãozinho tendo orgulho, falando de mim para as pessoas. De verdade, não tem preço que pague”, contou o policial.
Diante disso, Glauber aconselha aqueles que estão passando por momentos difíceis e pensam em desistir: “foque no que realmente importa, no motivo de você estar fazendo aquilo”.
Como ficará o futuro?
Mesmo após a aprovação, Glauber continua buscando novos desafios. Atualmente, ele estuda Direito e cogita se tornar Delegado da Polícia Federal e, futuramente, juiz de direito no Tribunal de Justiça de São Paulo.
“A meta é ser juiz de direito, mas, até lá, tem chão. E o QC continua na minha vida”, reflete ele sobre o futuro.
Para Glauber, a principal lição que a sua jornada oferece é a de que a constância, a persistência e o aprimoramento são peças fundamentais para alcançar o sucesso.
“Eu tenho certeza que vai dar certo. Talvez não hoje, não amanhã, mas vai dar certo. Só não passa quem para. Quem continua, vai passar. Continua aprimorando, adaptando, vendo onde está errando, onde está acertando. É errar e corrigir para poder chegar à perfeição. A prática com correção leva à perfeição”.
Faça o seu melhor e estabeleça prioridades, aconselha Glauber
Glauber Teixeira, aprovado no concurso da Polícia Federal, acredita que o sucesso nos estudos para concursos depende de foco, dedicação e uma boa gestão de prioridades.
Ele aconselha futuros candidatos a colocarem o coração nos estudos, sempre dando o seu máximo, sem se comparar com os outros.
Para ele, a chave é equilibrar as escolhas: "O que é mais importante naquele momento? É ir para uma festa ou estudar?"
Segundo Glauber, cada dia de estudo faz diferença no resultado final, e é importante ter a consciência de que fez tudo o que podia.
Ele reforça a importância de valorizar quem está ao lado durante esse período de esforço, pois serão essas pessoas que irão comemorar a vitória com você.
Por fim, Glauber lembra que o tempo vai passar de qualquer forma, e a perseverança é fundamental: "Continua que vai dar certo."
Acelere seus estudos da forma certa! Cadastre-se agora e tenha acesso a teorias, práticas, revisões e orientações personalizadas para concursos. Acesse aqui!