Pai de família e de origem humilde, Paulo conciliava dois empregos e estudava nas madrugadas para alcançar estabilidade e previsibilidade financeira.
“Tinha que trabalhar até as 21h e estudar das 22h até umas 2h ou 3h da manhã. Às vezes estendia até 4h”, contou.
Trajetória de estudos e adaptações no processo
A rotina de estudos de Paulo foi intensa desde o início: expediente das 8h às 18h, segundo trabalho até 22h ou 23h e, a madrugada, era dedicada a preparação para concursos.
Em casa, Paulo dividia o cuidado com a filha e as tarefas com a esposa para manter constância.
Nos dois primeiros, o seu foco era concursos policiais. Apesar de ter conquistado algumas aprovações, sua posição ainda estava distante das vagas.
O cenário mudou quando ele alinhou a preparação à formação em Meio Ambiente.
“A partir do momento que eu passei a estudar para minha área de formação (meio ambiente), comecei a passar em concursos mais próximo das vagas imediatas”, conta.
O ajuste encurtou a distância para as primeiras colocações e abriu caminho para o 9º lugar na ANTT.
Dificuldades reais e jornada de superação
Para Paulo, o início dos estudos para concursos não foi fácil. As disciplinas da área policial eram distantes do que ele conhecia. Faltava também técnica para resolver exercícios e acompanhar o próprio desempenho.
A maior barreira esteve fora dos livros: o tempo
“A maior dificuldade foi a rotina, já que tinha dois empregos em que trabalhava das 8 às 18h e depois ainda trabalhava das 19h até as 22/23h. Além disso, ainda tinha que cuidar da minha filha e ajudar nas tarefas domésticas, dividindo com a minha esposa”
A virada de chave veio com constância, adaptação e as ferramentas certas.
Ferramentas que apoiaram os estudos
Paulo manteve assinatura ativa no Qconcursos desde o início: começou no plano Premium (2020), migrou para o Advanced Anual (2022) e fez upgrade para a Intermediária Anual – Pro.
O Método Q apoiou sua preparação durante toda a sua trajetória de estudos.
“Utilizei bastante a criação de filtros para organizar matérias e bancas. Além disso, utilizei bastante as ferramentas dentro da mesa de estudos, como “raio x” e as questões específicas para determinados concursos”.
Com esse uso integrado de recursos e o método certo, Paulo corrigiu rotas, elevou o acerto e ganhou ritmo até chegar ao 9º lugar na ANTT.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!
Aprovação na ANTT: estabilidade e qualidade de vida
Todo o desafio valeu a pena, quando a nomeação encerrou a incerteza de contratos temporários.
“Ser aprovado em concurso público fez com que eu não precisasse mais me preocupar se os meus contratos de trabalho seriam renovados ou não. Ou seja, estabilidade”, afirma.
A partir disso, ele passou a ter jornada fixa, férias e previsibilidade financeira. Essa nova rotina devolveu o tempo que era pouco e permitiu planejar o futuro da família.
A aprovação para Paulo foi uma virada de chave e reacendeu um sentimento de realização pessoal e profissional.
“Ser valorizado pelo conhecimento adquirido sem ter que depender dos outros e principalmente de pessoas que gerenciam a empresa. Poder planejar coisas para mim e para minha família, a partir da segurança financeira que é oferecida. Em resumo, qualidade de vida. Por fim, além dos benefícios pessoais, a gratificação de trabalhar para o Estado promovendo o bem-estar da sociedade”, conta.
Se você está no começo ou pensando em ajustar a rota, a história do Paulo mostra um caminho: com disciplina, foco e perseverança, os resultados chegam.
“A jornada de estudos para concurso não é algo simples para a maioria dos brasileiros, que têm família, trabalho, contas, boletos e obrigações de casa, assim como eu. Mas determinação, foco, disciplina e força de vontade é completamente possível ser aprovado em concurso público”, aconselha.
No fim, cada aprovação conta uma história, e está na hora de você reescrever a sua!
Foi aprovado com a ajuda do Qconcursos? Ao contar sua história, você inspira outros concurseiros e ainda pode ganhar um brinde exclusivo. Envie aqui!
