Concurso PF: como ser classificado para agente e delegado?

Com previsão de realizar um novo concurso PF ainda este ano, a Polícia Federal aguarda aval do Ministério da Economia. Confira dicas!

Autor:
Publicado em:15/05/2020 às 10:00
Atualizado em:15/05/2020 às 10:00

 

“A minha receita para ser aprovado no concurso da PF, tanto para o cargo de agente quanto para o de delegado, foi ser objetivo na preparação e realizar muitos exercícios, inclusive provas de outros concursos. Ao estudar para delegado, por exemplo, resolvi muitas questões de cargos jurídicos."


Além disso, Bertolucci diz que é fundamental direcionar os estudos para as matérias específicas dos cargos e ter foco nos estudos abrindo mão de horas a mais de sono e dizendo não não para os prazeres da vida.

O delegado orienta aos interessados em conquistar uma vaga na Polícia Federal a interagir com pessoas que estejam com o mesmo objetivo que é conseguir uma vaga no serviço público.

 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Interessados no concurso PF devem iniciar preparação com antecedência


FOLHA DIRIGIDA - A Polícia Federal (PF) planeja a abertura de um novo concurso para agente, delegado e outros cargos. Como o senhor enxerga a importância de os interessados em participar desta nova seleção iniciarem os estudos com antecedência?

Marcelo Bertolucci - É de vital importância aos interessados em ingressar num dos cargos da Polícia Federal iniciarem os estudos com a maior antecedência possível.
 

Nunca é tarde para começar algo que desejamos muito, logo, por conseguinte, aqueles que têm vontade de ser um policial federal e, ainda, não deram a largada à preparação, este é o momento. Ademais, em tempo de pandemia, nada melhor do que se dedicar a algo que almeja.


+ Nomeação do novo ministro impacta os concursos PF, PRF e Depen?

FOLHA DIRIGIDA - Inicialmente, o senhor ingressou na PF como agente. Mas depois foi aprovado também para delegado. Conte um pouco da sua trajetória na corporação?

Marcelo Bertolucci - Iniciei a minha carreira na Polícia Federal como agente e, após obter uma das vagas no concurso para o supracitado cargo, fiz o curso de formação na Academia Nacional de Polícia (ANP).

Minha primeira lotação foi em Manaus (AM), em 1988, cidade onde permaneci por seis anos e sete meses, até ser transferido para a capital do Rio de Janeiro. Desde que cheguei ao local da minha primeira lotação, procurei me dedicar aos estudos, trabalho e, também, ao esporte. Fiz várias amizades de verdade, que até hoje as mantenho, além de ter um amor muito grande pela Região Norte do nosso Brasil.


Como experiência, entendo que todo policial federal deveria ter sua primeira lotação naquela região, pois há a possibilidade de exercer todas as atribuições dos cargos da PF, devido à diversidade de ilícitos penais, em tese perpetrados de competência da Justiça Federal, com atribuição exclusiva da Polícia Federal para apurar.

+ Concurso PF: saiba o que muda com a autonomia da Polícia Federal

Ainda como agente da PF, passei alguns meses na Superintendência Regional do Rio de Janeiro, onde logo fui chamado para a ANP, para fazer o curso de formação para o cargo de delegado, pois já havia sido aprovado no concurso enquanto agente.
 

Como delegado, tomei posse em 1996 e exerci as minhas funções no estado do Rio de Janeiro e em Brasília, onde tive a oportunidade de passar por todos os setores da corporação e ter trabalhado em missão por quase todos os estados do Brasil. As exceções são Mato Grosso do Sul e Piauí.

 

Delegado fala da experiência de aprovação no concurso PF
Conheça o segredo do sucesso de quem já foi classificado
para agente e delegado da Polícia Federal (Foto: Arquivo pessoal)


Como ser aprovado no concurso PF?
 

FOLHA DIRIGIDA - Qual a receita do sucesso para ser aprovado em um concurso tão difícil como o da PF? Como foi a sua preparação para o concurso de agente, primeiro cargo que ocupou?

Marcelo Bertolucci - Além de muita dedicação, a minha receita para ser aprovado no concurso da PF, tanto para o cargo de agente quanto para o de delegado, foi ser objetivo na preparação e realizar muitos exercícios, inclusive provas de outros concursos.

Ao estudar para delegado, por exemplo, resolvi muitas questões de cargos jurídicos. Também considero fundamental direcionar os estudos para as matérias específicas dos cargos e ter muita fé em Jesus Cristo. Ademais, os futuros candidatos precisam estar focados, sabendo que terão menos horas de sono, saber dizer não para os prazeres da vida e, de preferência, interagir com pessoas que estejam com o mesmo objetivo.


Outrossim, entendo que, uma vez por semana, o concursando deverá ter uma tarde ou manhã livre para relaxar.

+ Como estudar para os concursos PF e PRF agente administrativo?


FOLHA DIRIGIDA - Por já ser agente, conhecer a corporação e não ter aquela pressão de ser aprovado, foi um pouco mais fácil conquistar uma vaga de delegado?

Marcelo Bertolucci - Em razão de já ser um agente de Polícia Federal, tive a tranquilidade necessária à preparação para o certame de delegado.
 

Entretanto, nem tudo é uma regra e, no meu entender, o concursando pode conseguir a sua vitória mesmo que ainda não esteja ocupando um cargo público, pois, querendo, nada é impossível.


FOLHA DIRIGIDA - Na sua visão, quais falhas uma pessoa não pode cometer de forma alguma ao se preparar para concursos da PF?

Marcelo Bertolucci - Entendo que quem esteja se preparando para o concurso da Polícia Federal não pode deixar de estar se testando com outros similares, acompanhando qual será a instituição organizadora e combinar leitura com exercícios teóricos.


+ Concurso Depen 2020: estratégia de estudos para a prova discursiva

FOLHA DIRIGIDA - O teste de aptidão física (TAF) costuma reprovar muitos candidatos em concursos. Na sua visão, é fundamental que a preparação para o TAF seja feita em conjunto com a preparação para as provas objetivas?

Marcelo Bertolucci - O TAF é uma das etapas do concurso. Logo, durante a sua preparação, o candidato não pode esquecer de se manter ativamente, realizando atividades aeróbicas e musculação, dentro das possibilidades, escolhendo um horário, ao meu sentir, de uma hora, pelo período de três vezes por semana. Entretanto, haverá períodos só de estudo, pois o tempo ficará escasso. 


FOLHA DIRIGIDA - É fundamental também pensar no concurso como um todo, correto?

Marcelo Bertolucci - Sem dúvidas. O interessado em ingressar na PF não pode esquecer que também tem o exame médico, que reprova, e o psicotécnico. Logo, também é salutar que façam as pertinentes preparações anteriormente aos respectivos testes.
 

Avalio também que os aprovados na prova teórica deveriam se preparar para o curso de formação antes de serem chamados, especialmente na disciplina "Armamento e Tiro", pois muitos terão contato com uma arma de fogo somente quando iniciarem o aprendizado específico.


É uma disciplina que reprova e faz a diferença na classificação e, consequentemente, no momento da escolha da lotação inicial. E, também, devem se dedicar à parte física, pois a disciplina "Educação Física" influenciará na ordem de classificação.

+ Como treinar para ter bom desempenho no TAF do concurso Depen 2020?


Atribuições de agente e delegado da PF


FOLHA DIRIGIDA - Poderia, de forma resumida, explicar um pouco sobre as atribuições do agente e do delegado? O plano de cargos e salários da corporação é atraente?

Marcelo Bertolucci - A competência da Polícia Federal está elencada na Constituição Federal, no Artigo 144, e, em algumas leis, v.g., nº 10.446/2002, que trata de infrações penais de repercussão interestadual ou internacional.
 

A atribuição ordinária de um delegado é presidir a investigação criminal, por meio do inquérito policial. Já a do agente, investigar conforme as diretrizes traçadas no bojo do supracitado procedimento policial. Quanto à remuneração, tanto a do agente quanto a do delegado são dignas, entretanto há uma luta constante para que não fique defasada.


Por isso aconselho a todos: tão logo tomem posse nos respectivos cargos, filiem-se às correspondentes associações e/ou sindicatos, que são os nossos representantes.

+ Especialista avalia perfil do Cebraspe para o concurso Depen 2020


FOLHA DIRIGIDA -  A PF investe na formação dos seus policiais? 

Marcelo Bertolucci - A Polícia Federal está sempre capacitando os seus servidores com cursos e treinamentos, até no exterior.


FOLHA DIRIGIDA -  Quais ações da PF você participou, seja como agente ou delegado, que marcaram a sua vida?

Marcelo Bertolucci - Na minha carreira participei de centenas de operações, mas as que mais me sensibilizaram foram basicamente três:

1) tráfico de pessoas, que culminou com a diligência final em Portugal e na Espanha;

2) investigação e indiciamento do maior traficante do Brasil; e

3) presidência do inquérito policial e investigação da maior chacina ocorrida no Estado do Rio de Janeiro, com 29 inocentes mortos, onde foram apontadas as autorias e materialidade e os indiciados, posteriormente, condenados em concurso material.


FOLHA DIRIGIDA - O que mudou na sua vida após ingressar na PF, seja como agente ou como delegado?

Marcelo Bertolucci - Após a entrada na Polícia Federal, a minha vida particular mudou muito, pois as atribuições e constantes mudanças de domicílio exigiram muito sacrifício e dedicação, fatores mais que importantes para quem quer ingressar na instituição.


FOLHA DIRIGIDA - O que representa para o senhor ser um policial federal?

Marcelo Bertolucci - Ser um policial federal representa um constante combate ao crime organizado e à corrupção, para que o nosso país melhore dia após dia. 


FOLHA DIRIGIDA - Há algum contato que possa deixar para os futuros candidatos dos concursos da PF, caso tenham interesse em obter mais informações sobre a corporação e sobre as atividades de um policial federal?

Marcelo Bertolucci - Eles podem me encontrar no Facebook e Instagram. Basta que me procurem como delegadomarcelobertolucci.