Concurso PGE AL: governo prevê publicação do edital em junho

Seplag AL informa que edital do concurso PGE AL com 15 vagas para procurador está previsto para junho. Contratação da banca está em curso!

Autor:
Publicado em:19/04/2021 às 10:35
Atualizado em:19/04/2021 às 10:35

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), está prevista para junho a publicação do edital do concurso PGE AL. Ao todo, serão abertas 15 vagas para procuradores do Estado.

O prazo para abertura do processo seletivo foi divulgado pela Seplag AL em suas redes sociais. No dia 14 de abril, foi formada a comissão mista organizadora do concurso para a PGE. Com isso, serão iniciados os preparativos para contratação da banca organizadora.

"Agora, iremos dar início aos trâmites para a contratação da banca examinadora. O concurso, com previsão de lançamento do edital para junho, prevê o total de 15 vagas para procurador do Estado", disse a pasta. 

Fontes internas da Procuradoria Geral do Estado informaram que há um forte indicativo para que o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) seja o escolhido para operacionalizar as etapas do processo seletivo.

Em entrevista à Folha Dirigida, o secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio do Estado, Fabrício Marques, adiantou que a contratação do Cebraspe era “o caminho mais natural para realização dos concursos”.

Segundo informado por ele, a banca de Brasília “já tem modelos de editais prontos e realizou concursos anteriores no Estado”.

O secretário também confirmou que as primeiras provas do concurso serão realizadas 90 dias após a publicação do edital. “Será no primeiro domingo após completar 90 dias do edital”, afirmou

Procuradoria Geral do Estado de Alagoas
Concurso PGE AL terá 15 vagas para ingresso de procuradores
(Foto: Divulgação)

Para participar do concurso PGE AL será necessário ter nível superior em Direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O edital do último concurso para procurador não cobrou a comprovação de atividade jurídica.

O vencimento inicial dos procuradores é de R$30.404,42. Tal valor foi confirmado pela Assessoria de Imprensa da Procuradoria. 

Turbine seus estudos para o novo concurso PGE AL 

Com a proximidade pelo novo concurso, os interessados em ingressar na PGE AL devem intensificar os estudos para as provas. 

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos tem videoaulas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.

Veja os cursos disponíveis e comece já seus estudos!

Resumo concurso PGE AL

  • Órgão: Procuradoria Geral do Estado de Alagoas
  • Cargo: procurador do Estado de Alagoas
  • Vagas: 15
  • Salário: R$30.404,42
  • Requisitos: graduação em Direito e inscrição na OAB
  • Banca: em definição

Concurso PGE AL 2021 já tem regulamento publicado

Em janeiro, o governador Renan Filho autorizou a abertura do próximo concurso para ingresso de procuradores. Cerca de dois meses depois, foi publicado o regulamento do concurso PGE AL, que traz a estrutura do processo seletivo.

Conforme o documento, os concorrentes serão submetidos a provas objetivas, discursivas, orais e de títulos. Confira os detalhes a seguir:

Prova objetiva

A avaliação objetiva terá questões sobre as disciplinas de: Direito Constitucional; Direito Financeiro; Direito Administrativo; Direito Civil e Empresarial; Direito Processual Civil. Assim como Direito Tributário; Direito do Trabalho; Direito Processual do Trabalho; Direito Previdenciário; Direito Ambiental.

As perguntas serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) e uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Será habilitado quem conseguir nota igual ou superior a 60 pontos.

Provas discursivas 

Já as provas discursivas terão duas etapas. A primeira consistirá em um exame sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Financeiro e Direito do Trabalho e Previdenciário na Administração Pública.

O novo regulamento incluiu as disciplinas de Direito Processual Civil, Direito Financeiro e Relações de Trabalho e Previdência na Administração Pública.

A segunda fase discursiva será uma avaliação prática, em que os candidatos deverão escrever uma peça judicial ou desenvolver um parecer jurídico.

Provas orais e de títulos

Será cobrada ainda uma prova oral para as seguintes disciplinas: Constitucional, Administrativo, Tributário, Processo Civil, Financeiro e Direito Civil.

Os classificados na prova oral serão convocados para apresentar os títulos. O concurso PGE AL terá validade de dois anos, com chance de prorrogação por igual período.