Com isso, ele ficará responsável por coordenar os estudos e preparativos para os concursos públicos. Como, por exemplo, verificar os cargos e áreas com a maior necessidade de pessoal.
A partir da coleta desses dados, será possível começar a montar a estrutura dos editais. A Procuradoria ainda não informou prazos para os concursos, número de vagas e cargos a serem contemplados.
Em 2023, quando foi divulgada a primeira formação da comissão, a PGE RJ informou que a publicação apenas designava a presidência da comissão de concursos da instituição, não dando mais detalhes.

PGM do Rio de Janeiro tem comissão formada para concursos públicos
(Foto: Fábio Motta/Prefeitura)
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida está em contato novamente com a Procuradoria para apurar se, com a nova presidência da comissão, os trâmites para os concursos podem avançar.
A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.
Último concurso PGM RJ da área de Apoio tem mais de dez anos
Em 2013, foram realizados os últimos concursos para o quadro de pessoal de Apoio da PGM RJ. A oferta foi de dez vagas para auxiliar de procuradoria, cujo requisito era o ensino médio completo.
Na época, os candidatos a auxiliar de procuradoria foram submetidos a provas objetivas com 80 questões. Desse número, 26 foram de Língua Portuguesa, 26 de Noções de Direito, 14 de Noções de Administração e 14 de Noções de Informática.
Em 2013, a PGM do Rio de Janeiro também disponibilizou uma vaga para contador, exigindo o nível superior completo na área e o registro no Conselho Regional ativo.
Os concorrentes, nesse caso, foram avaliados por provas objetivas com 75 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco de Matemática Financeira, cinco de Noções de Informática, 15 de Noções de Direito, 15 de Contabilidade Pública e Orçamento Público, 15 de Contabilidade Geral e dez de Cálculos Trabalhistas.
→ Baixe grátis o Calendário do Concurseiro de Abril e tenha em mãos um guia completo para estruturar sua preparação e não perder nenhuma data importante.
Para procurador, PGM RJ não abre concurso desde 2019
O último concurso para procurador do município do Rio de Janeiro teve seu edital publicado em 2019. Porém, o resultado final foi homologado somente em fevereiro de 2022.
O cargo teve como pré-requisitos: bacharelado em Direito e experiência jurídica de, pelo menos, dois anos. A remuneração inicial, em 2019, era de R$27.342,96.
A seleção visava à formação de cadastro de reserva. Ou seja, o órgão formou um banco de aprovados para convocar conforme a necessidade de reposição de servidores e do orçamento disponível.
As convocações podem ocorrer no prazo de validade da seleção, de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Houve reserva de oportunidades para pessoas com deficiência e na cota de negros e índios.
O concurso PGM RJ para procurador contou com quatro etapas de pesos diferentes:
- prova escrita geral – peso 5;
- prova escrita específica – peso 70;
- prova oral – peso 20;
- prova de títulos – peso 5.
Todas as fases foram realizadas na cidade do Rio de Janeiro. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi contratado como organizador do concurso.
As provas escritas e orais foram sobre as seguintes disciplinas: Direito Administrativo; Direito Processual Civil; Direito Constitucional; Direito Civil e Empresarial; Direito Financeiro e Tributário; Direito Do Trabalho, Previdenciário e Processual Do Trabalho.
