Concurso PGM SP: órgão inicia preparativos para novo edital

O procurador do município de São Paulo, Ricardo Bucker, anunciou que um novo concurso PGM SP está previsto, após processo administrativo.

Autor:
Publicado em:09/08/2021 às 12:06
Atualizado em:09/08/2021 às 12:06

A Procuradoria Geram do Município de São Paulo pode estar perto de realizar um novo concurso PGM SP. De acordo com o procurador, Ricardo Bucker, o órgão teria dado início aos preparativos. O edital ainda não tem previsão de publicação.

Pelas redes sociais, Bucker informou que foi instaurado um processo administrativo para tratar do próximo concurso público da procuradoria.

O procurador creditou a informação como sendo da Associação dos Procuradores do Município de São Paulo. Mais informações ainda não foram confirmadas pelo procurador, pelo órgão ou pela APMSP.

Foto fachada da PGM SP
PGM SP pode estar perto de realizar um novo concurso público
(Foto: Divulgação)

O que é preciso para concorrer?

Para participar do concurso PGM SP e concorrer a uma vaga de procurador é preciso nível superior em Direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A procuradoria não exige comprovação de prática jurídica.

No último concurso, a remuneração inicial foi de R$10.396,19, para uma jornada de 40 horas semanais.

Último concurso PGM SP já teve a validade expirada

Para contratar novos procuradores, só um novo concurso público. Isso porque a Procuradoria Geral do Município de São Paulo não tem mais cadastro de reserva desde que o anterior expirou a validade em 2018.

Com a seleção anterior, a procuradoria conseguiu dar posse a 35 novos procuradores. O déficit foi amenizado e agora é de 117 cargos.

O último concurso teve edital publicado em março de 2014 e, desde então, o órgão não realizou seleção para servidores efetivos. O documento trouxe 70 vagas no cargo de procurador do município I.

A banca organizadora foi a Fundação Vunesp, que recebeu inscrições com taxa de R$92,50. Também foi possível se inscrever em unidades do Poupatempo e Infocentros, que ofereciam internet gratuita, por meio do programa “Acessa São Paulo”

Como foram as provas do concurso PGM SP?

Os candidatos foram submetidos a três provas, sendo duas de conhecimentos específicos e uma de títulos. A prova de conhecimentos específicos I foi composta por 100 questões de múltipla escolha, divididas entre disciplinas de direito.

Já prova de conhecimentos específicos II contou com oito questões discursivas, uma dissertação e uma peça judicial.

Confira as disciplinas da primeira prova:

  • Direito Constitucional: 15 questões;
  • Direito Administrativo: 15 questões;
  • Direito Tributário e Direito Financeiro: 15 questões;
  • Direito Processual Civil: 15 questões;
  • Direito Civil e Empresarial: 12 questões;
  • Direitos Difusos e Coletivos: 12 questões;
  • Direito do Trabalho e Previdenciário: oito questões;
  • Direito Penal e Processual Penal: oito questões.

Prepare-se para concursos e seja aprovado!

Quer saber como ser aprovado em um concurso público? A Folha Cursos traz a solução dos seus problemas de uma forma dinâmica e fácil, com professores e métodos que vão te ajudar a conquistar a vaga dos sonhos.

Aqui, você vai encontrar:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;

Folha Cursos