A comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, reconheceu a necessidade do ingresso de mais policiais por meio do concurso PM AC.
A declaração foi concedida em entrevista ao canal AC24 Horas, no dia 5 de fevereiro.
A comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, reconheceu a necessidade do ingresso de mais policiais por meio do concurso PM AC.
A declaração foi concedida em entrevista ao canal AC24 Horas, no dia 5 de fevereiro.
"Nós precisamos realmente de mais policiais. O governador Gladson Cameli fez uma convocação de aproximadamente 900 policiais militares em seu governo, no entanto, os policiais vêm pedindo reserva, então a gente sente o impacto na corporação. Mas há um compromisso sim do governo do Estado em fazer essa reposição", disse.
Ela pontuou ainda que o efetivo previsto para a PM do Acre é de 4.500 policiais. "Porém, nós estamos hoje um pouco acima de 50% desse efetivo", afirmou a comandante-geral.
Atualmente, existem cerca de 2,4 mil policiais no Estado do Acre.
Uma das soluções apresentadas para enfrentar o déficit, além do ingresso de mais policiais, é o pagamento de horas extras para o atual efetivo.
Por enquanto, não há qualquer anúncio oficial do governo sobre a realização de um novo concurso para a PM AC.
Coronel Marta Renata Freitas assume comando da Polícia Militar do Acre
(Foto: José Caminha/Secom)
A coronel Marta Renata Freitas é a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre. Ela entrou na corporação em 2005 e iniciou uma trajetória pautada pelo compromisso com a Segurança Pública, focando na atuação transversal como motor de mudança social.
Dos 2,4 mil policiais do Estado do Acre, apenas 260 são mulheres.
"O éthos da corporação é masculinizado. Existe esse androcentrismo, o que é natural, já que a presença feminina na PM é de 1985. Se a gente puxar, ao longo da história da corporação, nós tivemos outras mulheres coronéis extremamente competentes, mas que não tiveram a oportunidade que eu estou tendo de assumir esse cargo”, afirmou a comandante-geral, que tomou posse no final do ano passado.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
A Polícia Militar do Acre publicou o edital do seu último concurso público em 2023. A oferta foi de 36 vagas para aluno oficial combatente e 1º tenente estagiário de saúde, cargos de nível superior. As remunerações iniciais chegaram a R$10 mil.
As oportunidades foram distribuídas da seguinte maneira:
Com organização da Fundação Getulio Vargas (FGV), o concurso foi composto por diversas etapas, como provas objetivas, discursivas, de títulos, Teste de Aptidão Física (TAF), entre outras.
No caso de soldado, o último concurso PM AC teve edital publicado em 2018. Na ocasião, foram disponibilizadas 1.250 vagas para o cargo.
Para quem finalizou o ensino médio foram 240 vagas. Desse número, 230 foram para soldado combatente, sendo 184 destinadas a homens e 46 a mulheres. As outras dez foram para soldado músico.
Já para quem tinha o nível médio/técnico, foram abertas dez vagas de soldado de saúde. Foram cinco chances para técnicos de enfermagem e cinco para auxiliar de saúde bucal.
Os candidatos também foram avaliados por diferentes fases, como prova objetiva, TAF, exame psicotécnico, exame toxicológico e investigação social.
Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação.