O concurso PM AL já teve o resultado da prova divulgado, mas a Secretaria de Planejamento apura uma possível fraude. Entenda!
Autor:
Publicado em:13/09/2021 às 10:37
Atualizado em:13/09/2021 às 10:37
Uma possível fraude no concurso concurso PM AL 2021 será apurada. A informação foi passada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) , através de nota publicada em seu Instagram.
De acordo com o texto, a Seplag já entrou em contato com as autoridades policiais e com o Cebraspe, banca responsável pela organização do concurso da Polícia Militar de Alagoas, para que seja feita a apuração das informações repassadas sobre um suposto esquema de fraude.
Também afirma que:
"caso haja comprovação de que algum candidato fez uso de meio ilícito durante a realização das provas, ou que não cumpre os demais requisitos previstos nas outras etapas do concurso, todas as medidas administrativas e judiciais serão aplicadas.
A Seplag reforça que ainda não há comprovação da ocorrência e que, assim que houver qualquer deliberação sobre o caso, tornará público a todos os candidatos.
A Secretaria ressalta que está atenta e vem acompanhando de perto todas as tratativas relacionadas ao certame, no intuito de assegurar a sua lisura e, também, de garantir que o melhor quadro de candidatos seja, de fato, selecionado para apoiar o desenvolvimento do estado de Alagoas", consta na nota.
Concurso PM AL teve resultados publicados
O concurso da Polícia Miitar de Alagoas seleciona para os cargos de soldado e oficial e teve o resultado final das provas objetivas divulgado na última sexta-feira, 10, pela banca Cebraspe.
Também na sexta-feira foi publicado o resultado provisório da discursiva para o oficial. O documento está disponível para acesso no site do Cebraspe.
No caso do resultado provisório, o prazo para recursos foi aberto nesta segunda, 13, e segue até dia 17 de setembro.
As avaliações aconteceram em 15 de agosto, no turno da manhã para os candidatos a oficial e no turno da tarde para os soldados.
Foram cobradas questões de Conhecimentos Básicos e Específicos.
A duração da prova de soldado foi de apenas três horas, enquanto que o oficial teve um prazo de quatro horas e meia. Isso porque o soldado não teve prova discursiva.
Quem é considerado aprovado?
Para ser considerado aprovado, o candidato NÃO pode:
Ter nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
Ter nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
Ter obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas
Caso se enquadre em um desses critérios está reprovado e eliminado do concurso.
Além disso, só serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos ao Cargo 1: Oficial Combatente aprovados nas provas objetivas e classificados até a 156ª posição, respeitados os eventuais empates na última colocação.
Estudando para concursos? Vem para Folha Cursos!
Concurso tem mais seis fases de avaliação
Além das provas, ainda há mais seis fases de avaliações aos candidatos da PM AL. São elas:
► teste de aptidão física;
► avaliação médica das condições de saúde física e mental;
► avaliação psicológica;
► comprovação documental;
► investigação social; e
► exame toxicológico.
Até o momento, a PM não se manifestou sobre qualquer alteração nessas etapas, devido à apuração de fraudes. Os candidatos devem ficar atentos ao site da banca organizadora.
Ao todo, são oferecidas 1.060 vagas de nível médio. Para soldado são mil oportunidades e as demais 60 para oficial.
Os novos policiais, aprovados em todas as etapas e contratados, deverão receber remuneração de R$4.250,06 (soldado) e R$ 8.099,94 (oficial). O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade.