Concurso PM AP terá 400 vagas para oficiais e FGV como banca

Fundação Getulio Vargas (FGV) é escolhida para organizar o novo concurso PM AP com 400 vagas para oficiais combatentes. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:28/12/2022 às 09:04
Atualizado em:28/12/2022 às 09:04

O governador do Amapá, Waldez Góes, anunciou na terça-feira, 27, a contratação da Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora do novo concurso para oficial combatente da Polícia Militar. De acordo com ele, serão 400 vagas para o cargo, em cadastro de reserva. 

Isto é, os aprovados poderão ser convocados durante todo o prazo de validade do concurso, conforme a necessidade do governo do Estado. 

Góes não precisou uma data para a publicação do edital, mas disse que ocorrerá 'muito em breve'. Com a contratação da FGV, a banca e a Polícia Militar deverão se reunir para finalizar o cronograma de inscrições e provas. 

Como banca organizadora do concurso PM AP, a FGV ficará responsável por receber as inscrições em seu site. Além de viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas. 

"Nós já finalizamos todo o processo, estamos aqui com a banca contratada. Portanto, é se preparar, esperar o edital e correr para o abraço", disse o governador, em vídeo publicado nas redes sociais.

Oficiais da Polícia Militar do Amapá
PM AP prepara novo concurso para ingresso de oficiais 
combatentes (Foto: Marcelo Loureiro / Secom)

No último concurso da PM AP para oficiais, realizado em 2018, as vagas foram distribuídas por especialidades da Saúde. Para se candidatar foi preciso ter nível superior completo na respectiva área, como Enfermagem e Odontologia.

Não há informações se o próximo edital virá com a divisão da oferta por especialidades ou se será destinado aos graduados em qualquer área.

Também é necessário ter idade máxima de 35 anos para ingresso no Curso de Formação de Oficiais. Os salários atuais não foram revelados. 

O governo do Amapá ainda prepara concurso com 280 vagas para oficiais combatentes do Corpo de Bombeiros. A FGV será a banca organizadora.

Saiba como foi o último concurso PM AP para oficiais

Em 2018, foi aberto o último concurso da PM AP para oficiais. Na época, a oferta foi de 24 vagas para o quadro de Saúde, sendo dez imediatas e 14 para formação de cadastro de reserva. 

As chances foram divididas entre as seguintes especialidades:

  • Enfermeiro;
  • Farmacêutico;
  • Fisioterapeuta;
  • Odontólogo;
  • Médico Nas Especialidades De Clínico Geral;
  • Cardiologia;
  • Ginecologia;
  • Ortopedista;
  • Pediatria;
  • Psiquiatra.

Para se inscrever foi necessário ter nível superior completo na respectiva área. A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora. 

Os candidatos foram submetidos as seguintes etapas: prova objetiva; exame documental; exame de capacidade física e testes de avaliação e aptidão física; exame de saúde; teste de avaliação psicológica; e investigação social e sindicância da vida pregressa.

Na prova objetiva, foram cobradas 50 questões, das quais dez de Língua Portuguesa e 40 de Conhecimentos Específicos. A estimativa é que essa estrutura seja mantida no próximo concurso PM AP para oficiais.