Concurso PM BA será no segundo semestre, confirma governador
Governador da Bahia, Rui Costa confirma que o concurso PM BA com 2 mil vagas será realizado neste segundo semestre. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:20/07/2022 às 11:17
Atualizado em:20/07/2022 às 11:17
A Polícia Militar da Bahia deve ter novidades nas próximas semanas ou meses quanto ao edital do novo concurso público. Segundo o governador, ele está confirmado para este segundo semestre.
O governador ainda garantiu que a abertura das inscrições está próxima, mas não estimou uma data para o lançamento do edital. Vale lembrar, ainda, que o concurso PM BA segue sem banca organizadora definida.
"Nós vamos ter um concurso aí, esse vai abrir a inscrição agora, para a Polícia Militar. São 2 mil vagas e o concurso vai ser agora no segundo semestre", disse Rui Costa.
Com a declaração de Rui Costa sobre a abertura das inscrições, estima-se que os preparativos estão bem avançados e o edital deve ser lançado o quanto antes.
"Conforme tinha anunciado anteriormente no concurso anterior, assim que nós tivéssemos a 1ª turma formada, nós iniciaríamos um novo concurso. Então, neste momento eu anuncio um novo concurso da Polícia Militar para mais 2 mil vagas."
Rui disse, ainda, que a PM e a Secretaria de Administração (Saeb) seriam as responsável por iniciar os preparativos e realizar o concurso.
Requisitos para concorrer no concurso PM BA
Pretende concorrer no concurso da Polícia Militar? Então é necessário estar atento aos requisitos. Para o soldado, as exigências são:
Nível médio completo
mínimo de 18 e máximo de 30 anos completos;
altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres; e
carteira nacional de habilitação na categoria B.
No curso de formação, o aluno soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros contará com uma bolsa de estudo equivalente a um salário mínimo, no valor de R$998. Após, passam a receber remuneração de R$3.410,68.
As primeiras foram as provas objetiva e discursiva, ambas com caráter eliminatório e classificatório. As avaliações aconteceram nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.
A objetiva foi composta por 80 questões, sendo 50 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos, que valem 40 e 60 pontos, respectivamente. Veja distribuição:
Prova objetiva PM-BA
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico Matemático;
História do Brasil;
Geografia do Brasil;
Atualidades;
Informática.
Conhecimentos Específicos
Direito Constitucional;
Direitos Humanos;
Direito Administrativo;
Direito Penal;
Igualdade Racial e de Gênero;
Direito Penal Militar;
Prova objetiva Bombeiros-BA
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico Matemático;
Ciências Naturais;
Atualidades;
Informática.
Conhecimentos Específicos
Igualdade Racial e de Gênero;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Penal Militar;
Direitos Humanos;
Em seguida, os aprovados foram convocados para realizar:
Avaliação Psicológica;
Exames Médicos-Odontológicos;
Teste de Aptidão Física;
Exame de Documentação;
Investigação Social; e
Curso de Formação.
O concurso PM BA foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - o IBFC, banca da seleção.