Concurso PM-BA: governador anuncia IBFC como banca organizadora

O edital do concurso PM-BA já tem banca definida. O governador Rui Costa anunciou que o IBFC será o organizador.

Autor:
Publicado em:17/09/2019 às 20:10
Atualizado em:17/09/2019 às 20:10

Atenção, candidatos. O concurso PM-BA para soldados já tem banca definida. A seleção será organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - o IBFC, após anúncio feito pelo governador do estado, Rui Costa, na noite desta terça-feira, 17.

O chefe do executivo fez o comunicado durante o programa "Papo Correria" que foi transmitido ao vivo em seu Facebook oficial. Rui Costa respondeu a perguntas dos internautas e anunciou em primeira mão o nome da empresa escolhida para o concurso da Polícia Militar.

Segundo Rui, a contratação será oficializada nesta quarta-feira, 18, por meio de uma publicação no Diário Oficial do Estado. O governador, no entanto, falou apenas sobre o concurso da Polícia Militar.

Atualização: A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 18, como previsto por Rui Costa. O documento confirma que a escolha será para ambos os concursos, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O contrato foi assinado em 16 de setembro.

Os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia foram autorizados pelo governador em julho deste ano. O despacho da autorização foi publicado no Diário Oficial.

Até a publicação da portaria, apenas o concurso da PM estava confirmado e havia sido anunciado. Durante um programa Papo Correria, em julho, Rui Costa informou que avaliava a inclusão de vagas para os Bombeiros, o que aconteceu.

(Foto: Divulgação)
Concurso PM-BA terá o IBFC como banca de soldado
(Foto: Divulgação)

Concurso PM-BA terá 2 mil vagas de soldado

Na Polícia Militar, o quantitativo está confirmado. Para a corporação, foram anunciadas 2 mil vagas para a carreira de soldado. O governador Rui Costa já disse, também, que os editais sairão este ano, porém sem uma data definida.

"Serão 2 mil vagas, sendo que nós vamos chamar em duas etapas para programar a capacitação e o treinamento. Chamaremos primeiro mil vagas e, em seguida, chamaremos mais mil para treinamento. Então, ao todo serão 2 mil vagas e o edital será divulgado no segundo semestre", disse Rui Costa.

A carreira de soldado da Polícia Militar da Bahia exige o nível médio completo ou médio/técnico de escolaridade. É preciso, ainda, ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além da estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

Último concurso PM-BA aconteceu em 2017

Quem deseja ser aprovado deve começar os estudos o quanto antes. Uma dica é pegar o edital anterior como referência. A boa notícia é que o concurso mais recente da PM-BA aconteceu há pouco tempo, em 2017, com o mesmo quantitativo: 2 mil vagas imediatas.

O edital somava 1.819 vagas para homens e 181 para mulheres. Entretanto, foram 3 mil aprovados sendo convocados para o curso de formação, ou seja, mil além do previsto em edital.

Foram oferecidas, ainda, 750 oportunidades para soldados do Corpo de Bombeiros. Os candidatos passaram por várias etapas, sendo elas:

  • Provas objetiva e discursiva;
  • Avaliação psicológica;
  • Exames médicos e odontológicos;
  • Teste de aptidão física.
  • Investigação social;
  • Análise de documentação; e
  • Curso de formação.

No decorrer do curso, a remuneração do soldado era de R$937. O salário, após a conclusão dessa etapa foi de R$2.585,05. Os aprovados foram lotados em Salvador e nos municípios de Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. 

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas