Concurso PM CE: Idecan deixa a disputa, que fica entre três bancas
O Idecan, organizador, confirmou à Folha Dirigida que não está mais na disputa pelo edital de soldado do concurso PM CE. Veja mais!
Autor:
Publicado em:22/06/2021 às 13:56
Atualizado em:22/06/2021 às 13:56
O Idecan não está mais na disputa pelo concurso PM CE de soldado, que segue no processo de escolha da banca organizadora. Agora, ao que tudo indica, apenas as três bancas contatadas seguem na disputa.
As três bancas são o Cebraspe, a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Vunesp.
A reportagem da Folha Dirigida confirmou a informação nesta terça-feira, 22, em contato com a própria banca, que explicou em off os motivos pelo qual deixou a disputa - mas prefere não torná-los público.
Vale destacar que a abertura das propostas aconteceu no último dia 14 de junho. Por isso, é aguardado para os próximos dias a definição da banca vencedora. A decisão será publicada no Diário Oficial.
Fora do concurso da PM para soldado, o Idecan adia o sonho de uma "tríplice coroa" de editais do Ceará. Isso porque a banca se sagrou vencedora para organizar as seleções da Pefoce e da Polícia Civil.
Além dessas três, uma quarta banca foi contatada. Entretanto, a quarta banca não enviou proposta, de acordo com o relatório do documento. Ela é a Fundação Carlos Chagas.
Edital PM CE pode sair ainda em junho
O anúncio da banca não deve demorar. Isso porque o edital de abertura está previsto para sair já neste mês. Essa informação é da própria Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará.
“Por conta das mudanças na Polícia Militar, deverá sair a contratação da empresa que realizará o concurso. Então, no mais tardar, até no mês de junho sairá o edital do concurso para PM”, disse o governador.
Concurso PM CE de soldado terá 2 mil vagas
O concurso da Polícia Militar do Ceará de soldado terá uma oferta de 2 mil vagas efetivas.
De acordo com o governador Camilo Santana, a intenção é realizar o concurso em duas etapas, ocorrendo em 2021 e 2022, para que o efetivo possa ser reposto e renovado.
O que é necessário para concorrer ao concurso PM CE?
Para soldado, a exigência é ter o nível médio completo. Além da escolaridade, a carreira pede idade entre 18 e 30 anos e altura de no mínimo de 1,62m, para sexo masculino, e 1,57m para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58.
Para oficial, a exigência é possuir nível superior completo e ter CNH na categoria “AB”, além de idade entre 18 e 30 anos, bem como ser aprovado em todas as etapas de seleção.
Projeto básico confirma informações do concurso PM CE
A Folha Dirigida já teve acesso ao projeto básico do concurso PM CE, que será usado na concorrência para a escolha da banca. Mas, é importante mencionar que o documento é apenas para o edital de soldado.
► Distribuição das vagas
O documento confirma as 2 mil vagas e traz a distribuição por sexo e cotas, sendo:
Vagas
Masculino
Feminino
Total
Ampla Concorrência
Cota Racial
Ampla Concorrência
Cota Racial
1.360
340
240
60
2.000
► Estimativa de inscritos
O documento traz que a estimativa é de 80 mil inscritos, sendo, desses, cerca de 12 mil isentos.
► Isenção
O documento traz cinco possibilidades de isenção, sendo elas:
Servidor Público do Estado do Ceará;
Doador de Sangue no Estado do Ceará;
Alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades públicas;
Pessoa cuja família perceba renda de até dois salários-mínimos; e
Pessoa hipossuficiente.
► Etapas do concurso
As etapas de seleção do concurso PM CE para o cargo de soldado também estão confirmadas. Os candidatos serão avaliados por meio de:
1ª fase -> Exame intelectual 2ª fase -> Inspeção de saúde 3ª fase -> Avaliação psicológica 4ª fase -> Teste de Aptidão Física (TAF) 5ª fase -> Investigação Social
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos. Em nossa nova plataforma, você encontra materiais completos, otimizados e sem enrolação!
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis: