Concurso PM CE: comissão é formada para edital com 1.000 vagas
Após ser anunciado pela governador, o novo concurso PM CE de soldados com 1.000 vagas teve sua comissão organizadora formada.
Autor:
Publicado em:30/05/2022 às 09:47
Atualizado em:30/05/2022 às 09:47
Uma semana após o anúncio oficial, o novo concurso PM CE para o cargo de soldado já tem comissão organizadora formada. A portaria que designa os membros foi publicada no Diário Oficial e o edital terá oferta de 1.000 vagas.
A comissão organizadora foi confirmada na última sexta, 27, e é formada por cinco membros, sendo eles:
Jamille dos Santos de Moura – Coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional da AESP|CE (Presidente);
Dione Maria Almeida Marques – Coordenadora Administrativa Financeira da AESP|CE (Membro);
Patrícia Barbosa da Silva – Orientadora da Célula de Finanças da AESP|CE (Membro);
Raimundo Farias da Cruz Júnior – 1º Ten. PM (Membro);
Renato Leite de Figueiredo – EPC (Membro).
De acordo com a portaria, a comissão ficará responsável pela análise das minutas dos editais e termos de referências elaborados pela AESP.
Além disso, vão atuar e participar diretamente da análise das propostas apresentadas nos processos de escolha da banca organizadora. Também irão exercer outras atividades correlatas ou que venham a ser atribuídas ou delegadas pela direção superior da Aesp.
Novo concurso PM CE foi confirmado pela governadora
No dia 20 de maio, a governador do Ceará Izolda Cela anunciou a realização do novo concurso PM CE para a carreira de soldado. Segundo ela, a oferta prevista é de 1.000 vagas efetivas e imediatas para reforçar a corporação.
A chefe do executivo oficializou a chamada de 2.463 candidatos aprovados no atual concurso da PM CE (em andamento) e cravou que eles serão convocados imediatamente. Este novo concurso será feito com o objetivo de suprir a demanda não preenchida.
Para quem não lembra, o objetivo era reforçar a corporação com 3 mil novos soldados. Dessa forma, o próximo concurso com mil vagas surge pela ausência de aprovados.
"Foi homologado hoje o concurso, no qual 2.463 profissionais serão chamados de imediato para serem contratados e começarem a preparação na Academia. E a imediata preparação do novo concurso a ser lançado o mais breve possível, com mais mil vagas para profissionais da Polícia Militar", disse a governadora.
Isolda confirmou que o novo edital vai "garantir a diferença e acrescentar mais algumas vagas."
A carreira de soldado exige o nível médio de escolaridade aceita ambos os sexos. Além disso, também é preciso ter de 18 a 29 anos. Haverá a reserva de 20% das vagas para a população negra, o que representa 400 oportunidades do total, das quais são 340 para homens e 60 para mulheres.
As inscrições do concurso atual foram recebidas pela internet, com taxa de R$120, para ambos os sexos. Puderam pedir isenção aqueles que se enquadrassem nas seguintes hipóteses:
servidor público;
doador de sangue;
alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades de ensino público ou alunos cujas famílias recebam renda de até dois salários-mínimos; e
pessoa hipossuficiente.
Etapas de seleção
Os candidatos da PM CE foram avaliados pelas seguintes etapas de seleção:
1ª fase -> Prova Objetiva (Exame Intelectual), conhecimentos básicos e específicos, de caráter classificatório e eliminatório, sob responsabilidade da FGV; 2ª fase -> Exame de Saúde, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV; 3ª fase -> Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV; 4ª fase -> Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da FGV; 5ª fase -> Investigação Social, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
Na prova escrita, foram cobradas 80 questões, divididas em dois módulos: