Concurso PM CE provas anteriores: veja o que foi cobrado

Confira como foram as provas dos últimos concursos PM CE para os cargos de soldado e oficial, realizados em 2016 e 2013, respectivamente.

Autor:
Publicado em:27/11/2020 às 08:00
Atualizado em:27/11/2020 às 08:00

Com os preparativos do novo concurso PM CE já iniciados, não dá para perder tempo. O ideal é começar os estudos o quanto antes. O edital do último concurso pode servir de referência, especialmente para os candidatos analisarem como foram as provas anteriores.

Pensando nisso, Folha Dirigida reuniu informações sobre as provas objetivas dos últimos concursos PM CE, tanto para soldados, quanto para oficiais. Esses serão os cargos contemplados na próxima seleção para a Polícia Militar do Ceará.

Para carreira de soldado, o último concurso realizado foi em 2016. Naquela época, a seleção foi organizada pelo Instituto AOCP.

A prova objetiva do concurso contou com 120 questões e tinha caráter eliminatório e classificatório. Cada item tinha valor de um ponto, de modo que, no total, a prova valia até 120 pontos. 

Os 120 itens foram distribuídos pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa = 20 questões;
  • Atualidades = 10 questões;
  • Matemática = 10 questões;
  • Raciocínio Lógico = cinco questões;
  • Informática = 15 questões; e 
  • Conhecimentos Específicos = 60 questões. 

Último concurso PM CE para soldados teve diversas etapas de seleção

Para cada item em branco foi atribuída uma pontuação igual a zero ao concorrente. Além disso, era descontado um ponto a cada dois itens marcados em desacordo com o gabarito oficial.

No geral, foram aprovados os candidatos que obtiveram, no mínimo, 25% da pontuação máxima possível nas disciplinas de Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática. Ou seja, 15 pontos do total. 

Além disso, era preciso obter, no mínimo, 40% da pontuação máxima possível em Conhecimentos Específicos, o que equivalia a 24 pontos. E, no mínimo, 50% da pontuação máxima possível na prova objetiva, ou seja, 60 pontos do total.

Os aprovados na prova objetiva ainda forma submetidos à inspeção de saúde, que contou com os exames: Médico, Biométrico, Odontológico e Toxicológico. Por sua vez, os que foram considerados aptos na avaliação de saúde seguiram para a terceira fase.

Esta foi composta por quatro etapas, sendo elas: Avaliação Psicológica, Avaliação de Capacidade Física e Investigação Social.

+ Concursos Segurança CE: governador assina decreto e cria comissões 

PM-CE
Próximo concurso PM CE também terá vagas para oficiais
(Foto: Divulgação/SSPDS)

Confira o que foi cobrado na prova do último concurso para oficiais

A Polícia Civil do Ceará não realiza concurso para oficiais desde 2013. Na época a organizadora do concurso foi Cebraspe. 

Naquele ano, a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, tinha 120 questões. Dessas, 50 era de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.   

A prova de Conhecimentos Básicos foi composta por itens de Língua Portuguesa, Atualidades e Raciocínio Lógico. 

Já para conhecimentos específicos foram oferecidos itens de Noções de Administração, Legislação Militar e Estadual, Noções de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante.

As questões já seguiam o característico modelo do Cebraspe: do tipo Certo ou Errado. A correção funcionou da seguinte forma:

  • Para cada acerto foi atribuído um ponto ao candidato;
  • Para cada resposta errada, o concorrente recebeu um ponto negativo;
  • No caso de questões em branco ou marcação dupla, o candidato recebeu pontuação igual a zero.

Foram aprovados os candidatos que obtiveram nota superior a 10 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos; nota superior a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos; e nota superior a 36 pontos no conjunto das provas.

Assim como no concurso para soldados, a seleção ainda contou com outras etapas. Entre elas: Exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, Avaliação psicológica, Avaliação de capacidade física, Investigação Social e Curso de Formação. 

Botão com link para assinatura

Em que fase está o próximo concurso PM CE?

No último dia 24, foi publicado no Diário Oficial do Ceará o decreto que nomeia os integrantes da comissão organizadora da seleção. Com comissão formada, o próximo passo será a escolha da banca organizadora do concurso. 

Até o momento, o Governo do Ceará não falou em prazos ou estimativas para a escolha da banca, tampouco para a publicação do edital. Porém, estima-se que as seleções para área da Segurança Pública do Ceará devem ficar para 2021.

Lembrando que além do concurso para a Polícia Militar, também foram autorizadas seleções para a Polícia Civil e para a Perícia Científica.

O concurso PM CE deve contar com 2.200 vagas, sendo 2 mil vagas de soldado e 200 vagas de oficiais. Segundo o governado do Estado, Camilo Santana, a intenção é realizar o concurso em duas etapas, ocorrendo em 2021 e 2022, para que o efetivo possa ser reposto e renovado.

Para concorrer às vagas de soldado, a exigência é o nível médio completo. Além disso, os candidatos devem ter idade entre 18 e 30 anos e altura de, no mínimo, 1,62 para homens e 1,57 para mulheres. A remuneração inicial para a carreira é de R$3.134,58.

No caso das vagas de oficial, a exigência é o nível superior completo e CNH na categoria “AB”. Também há o requisito em relação à idade, que deve ser entre 18 e 30 anos. Ainda não há confirmação sobre a remuneração para o cargo.

Resumo concurso PM CE 
Órgão: Polícia Militar do Estado do Ceará
Vagas: 2.200
Cargos: soldado e oficial
Requisitos: níveis médio e superior, CNH AB, entre 18 e 30 anos
Status: comissão formada