Os preparativos do concurso para Polícia Militar do Mato Grosso (PM MT) estão na reta final. Nesta terça-feira, 7, foram divulgados os cargos que serão contemplados e a banca organizadora da seleção.
Foi publicada no Diário Oficial do Estado a dispensa de licitação que confirma a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como banca do concurso. A portaria ainda revela que a oferta será para os cargos de:
- Soldados;
- Oficial (combatente e da Saúde).
O número total de vagas, no entanto, não foi informado. De acordo com a Lei Complementar 529/2014, a carreira de soldado tem como requisito: nível superior (bacharel, licenciatura ou tecnólogo) em qualquer área.
Já o cargo de oficial combatente exige Bacharelado em Direito. Enquanto os oficiais do Quadro da Saúde requerem graduação em Medicina ou Odontologia, nas especialidades dispostas no edital.
Os editais dos últimos concursos para PM MT ainda exigiram idade entre 18 e 25 anos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e altura mínima de 1,67m para homens e 1,57 para mulheres. Ainda não há confirmação se tais requisitos serão mantidos.
Concurso PM MT tem edital previsto até final do ano
De acordo com o governador do Estado, Mauro Mendes, a publicação do edital do concurso PM MT deve ocorrer até o final de dezembro.
"O edital desse concurso deve ser divulgado até o final do ano pela SEPLAG (Secretaria de Planejamento)", disse o governador em suas redes sociais.
Desde agosto, o governador informou que novos concursos para Segurança de Mato Grosso seriam abertos em 2021. O grande obstáculo para publicação dos editais era o orçamento, o que foi solucionado.
“Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.
Além da PM MT, estão previstos concursos para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Os editais também devem ser divulgados até dezembro.
Confira como foram os últimos concursos PM MT
Para soldados, o último concurso foi realizado entre 2013 e 2014. Foram abertas 1.200 vagas, sendo 1.080 para homens e 120 para mulheres.
Com organização da Funcab (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt), o concurso foi composto pelas etapas de: provas objetiva e discursiva, teste de aptidão física, exame psicológico, exame odontológico e investigação documental e funcional.
A prova objetiva, por sua vez, foi composta por 60 questões, distribuídas em três grupos de conhecimento:
Grupo 1:
- Língua Portuguesa
Grupo 2:
- História de Mato Grosso
- Geografia de Mato Grosso
- Física
- Matemática
- Química
Grupo 3:
- Relações interpessoais
- Princípios da Ética e Filosofia
- Noções de Informática
- Noções de Gestão Pública
- Legislação Básica
Já para oficiais, o concurso anterior foi em 2012. A oferta foi de 30 vagas para oficiais, sendo 27 para homens e três para mulheres.
A Covest, Diretoria de Concursos e Vestibulares da Universidade do Estado de Mato Grosso, foi a banca organizadora. Os participantes foram avaliados por prova objetiva e avaliação física.
Além de avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e funcional.
O exame objetivo teve questões de: Física, Biologia, Matemática, Geografia, Língua Estrangeira, Química, História, Língua Portuguesa e Literatura. Os aprovados nas etapas ainda passaram pelo curso de formação.
Estude para novos concursos com a Folha Cursos
Além da PM MT, estão previstos concursos para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve manter a preparação para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!