Concurso PM PB: Assembleia aprova PL que reduz altura mínima
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou um novo Projeto de Lei (PL) que reduz a altura para participação no concurso PM PB.
Autor:
Publicado em:11/05/2022 às 08:30
Atualizado em:11/05/2022 às 08:30
A Assembleia Legislativa da Paraíba (AL PB) aprovou, por unanimidade, na última terça-feira, 10, um Projeto de Lei (PL) que reduz a altura mínima para a participação no concurso PM PB.
De autoria da deputada estadual Pollyanna Dutra, o PL reduz em cinco centímetros a altura mínima para as mulheres e os homens, passando assim para 1,55m e 1,60m, respectivamente.
Conforme a deputada, o processo de seleção da PM PB trazia como exigência uma altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, não levando em consideração, por exemplo, o fato da estatura dos paraibanos e das paraibanas ser um pouco inferior com relação a outros estados.
"Ressaltamos que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a altura média da Paraíba e da Região Nordeste é menor que a de outros estados e regiões, como Sul e Sudeste, que já adotam uma altura menor que essa adotada na Paraíba nos ingressos via concurso público", comentou a parlamentar.
Nas redes sociais, a deputada comentou a aprovação do projeto, reforçando que inúmeros casos já foram judicializados nesse sentido. Diante disso, a nova legislação irá ampliar as oportunidades, "sobretudo em um momento no qual inúmeras pessoas vislumbram no concurso público uma alternativa, face ao alto índice de desemprego", disse.
Com a aprovação na Assembleia Legislativa da Paraíba, o PL agora segue para sanção ou veto do Governo do Estado.
Concurso PM PB pode ser anunciado este ano
O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, tenente-coronel Sérgio Fonseca, voltou a falar sobre a realização do concurso PM PB. Em entrevista dada em abril, ao programa F5, da 89 Rádio POP, a previsão de anúncio da seleção foi abordada.
"O anuncio do concurso, o edital, isso sim é possível. Tenho certeza que esse ano o governador anuncia o concurso público para a Polícia Militar", disse o comandante.
Segundo o tenente-coronel, reuniões com a Secretaria de Administração e com o próprio governador devem ser realizadas, com o intuito de definir o quantitativo de vagas no concurso.
Vale lembrar que, em novembro do ano passado, durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, o governador confirmou os estudos para a realização dos concursos PM e Bombeiros PB.
"Estamos planejando concurso para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Esses concursos estão sendo analisados, verificando o impacto sobre a folha de pagamento para que a gente possa lançar no tempo mais rápido possível porque há uma demanda e uma necessidade", disse.
Esta não foi a primeira vez que os estudos para as seleções foram confirmados pelo governo. Em junho de 2021, o governador também falou sobre os editais.
Segundo ele, o ingresso de novos soldados é um pedido dos comandantes das forças de Segurança. Por conta disso, o estado vem tentando viabilizar as seleções.
O número de vagas ainda não está definido, mas, segundo o governador, cerca de mil oportunidades devem ser oferecidas para a PM PB.
"Ainda não tem um número de vagas, mas com certeza será em torno de mil novas vagas para a Polícia Militar", finalizou.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba
Cargos: soldados
Vagas: a definir
Requisitos: nível médio, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres) e idade entre 18 e 32 anos
Remuneração: R$3.202,60
Banca: a definir
Status: em estudo
Confira detalhes do último concurso PM e Bombeiros PB
Os últimos concursos PM e Bombeiros, com vagas para soldados, foram realizados em 2018. Na época, as seleções ofereceram mil oportunidades, sendo 900 para a Polícia Militar e 100 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.
As vagas foram para ambos os sexos. Já a remuneração inicial era de R$3.202,60, após o curso de formação.
Para participar da seleção, era preciso ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.
Com a organização do IBFC, os candidatos foram avaliados por meio de exames intelectual, psicológico, de saúde e aptidão física, além da avaliação social.
Na primeira etapa, foram cobradas 80 questões, sendo elas de: