Comandante-geral da PM PE anuncia novo concurso em 2023

Comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco informa que novo edital de concurso deverá ser publicado este ano. Oferta para soldados e oficiais!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:19/05/2023 às 15:13
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César dos Santos, informou que um novo concurso PM PE deve ter edital publicado ainda em 2023.


De acordo com ele, a expectativa é que a seleção seja escalonada e abra, até o final do ano, cerca de 600 vagas para soldados e oficiais. O anúncio foi feito pelo comandante-geral na quinta-feira, 18, após participar do programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal.  


A oferta revelada por ele é menor que a autorizada, em 2022, pelo então governador Paulo Câmara: 2.518 vagas, sendo 2.400 para soldados e 180 para oficiais

Se confirmado, os aprovados no concurso PM PE devem começar a trabalhar somente em 2024, depois do curso de formação. 


O anúncio de novos concursos para Segurança Pública de Pernambuco estava previsto para o final de abril, junto ao programa “Todos pela Segurança”, porém, não ocorreu. A necessidade de novos servidores é latente. 


Novo concurso PM PE está em pauta para este ano

(Foto: Divulgação)


Atualmente, a Polícia Militar conta com um efetivo de 16.400 policiais. No entanto, o número está abaixo dos 26.000 necessários para suprir o quantitativo determinado em lei. Há cerca de 9.600 cargos vagos para preenchimento da corporação


Concurso PM PE: veja os requisitos dos cargos


Para soldado da Polícia Militar de Pernambuco o requisito é ter o ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação. Já a carreira de oficial exige graduação em Direito. 

Em ambos os casos, é preciso ainda ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.


Os próximos concursos PM PE contarão ainda com um novo requisito de idade.


Em julho do ano passado, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta a idade máxima para 30 anos para soldados e oficiais. A exceção é para a carreira de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. Os salários atualizados não foram informados. 


A estimativa era que o edital do concurso PM PE fosse divulgado no segundo semestre do ano passado, o que não ocorreu por falta de orçamento. A Secretaria da Fazenda não conseguiu empenhar o orçamento para que as seleções da área de Segurança fossem abertas no prazo.


Últimos concursos PM e Bombeiros PE ocorreram em 2018


O edital dos últimos concursos PM e Bombeiros PE foi publicado em 2018. Ao todo, foram abertas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 


Para se inscrever a oficial da PM PE foi necessário ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Para todos os cargos, os candidatos ainda tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores;
  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE tiveram 60 questões sobre as disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).


Para oficial da PM PE, a prova apresentou 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 


Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 


Os candidatos também foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.