Concurso PM PI: indicativo de PL pode criar cadastro reserva

Após acordo entre Legislativo e Executivo, concurso PM PI será objeto de um indicativo de Projeto de Lei (PL), que cria cadastro de reserva.

Autor:
Publicado em:10/08/2022 às 08:32
Atualizado em:10/08/2022 às 08:32

concurso PM PI pode passar a contar com um cadastro de reserva. Essa criação será objeto de um indicativo de Projeto de Lei (PL), após um acordo entre o Legislativo e o Executivo.

A informação foi dada na última terça-feira, 9, pelo deputado estadual Coronel Carlos Augusto, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Na ocasião, o presidente da Casa, Themístocles Filho, e o deputado Marden Menezes parabenizaram o encaminhamento, lembrando da luta dos parlamentares para o aumento do efetivo policial no estado.

O deputado Coronel Carlos Augusto relembrou que, após conversas e ajustes entre os deputados e o Executivo Estadual, o número de vagas do último concurso aumentou de 650 para mil.

O parlamentar destacou, então, que houve esse acordo com a governadora Regina Sousa, para que um indicativo de projeto de lei seja protocolado na Assembleia, propondo que seja criado o cadastro de reserva do concurso.

Concurso PM PI está na fase de investigação social

Os candidatos do concurso PM PI, para soldados e oficiais, já foram convocados para a etapa de investigação social, que ocorre este mês. Esta compreende a quinta etapa da seleção, que já contou com as seguintes avaliações:

  • provas;
  • exame de saúde (médico e odontológico);
  • exame de aptidão física; e
  • avaliação psicológica;

Com a conclusão da investigação social, os candidatos aprovados serão convocados para a última etapa, o curso de formação. Esta chamada deve ocorrer já no próximo mês.

Concurso PM PI pode ter cadastro de reserva (Foto: PM PI)
Concurso PM PI pode ter cadastro de reserva
(Foto: PM PI)

Concurso PM PI oferece 1.100 vagas

Com as mudanças anunciadas em setembro de 2021, o concurso da Polícia Militar do Piauí passou a oferecer 1.040 vagas, sendo mil para o curso de formação de soldados e 40 para oficiais.

Os ganhos são de 3.470,66 (soldado) e de R$6.170,09 (oficial). No primeiro caso, é preciso ter o nível médio completo, enquanto a exigência para o oficialato da Polícia Militar do Piauí é o bacharelado em Direito.

A corporação exige ainda altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria "AB".

Conforme Lei publicada em dezembro, a idade para participar do concurso de soldado é de 18 a 35 anos, e, para oficial, entre 21 e 35 anos.