Concurso PM PI: governadora autoriza convocação imediata para o CF
A governadora do Piauí, Regina Sousa, autoriza a convocação imediata dos aprovados no concurso PM PI, para o Curso de Formação (CF).
Autor:
Publicado em:18/10/2022 às 14:40
Atualizado em:18/10/2022 às 14:40
A governadora do Piauí, Regina Sousa, assinou o Decreto Nº 21.557, que autoriza a convocação imediata dos aprovados no concurso PM PI, para o Curso de Formação (CF). O documento foi publicado na última segunda-feira, 17.
Conforme o decreto, deverão ser convocados para o exame de saúde (médico e odontológico), no concurso destinado a soldados, os candidatos cuja prova escrita dissertativa tenha sido corrigida, e, cumulativamente, tenham atingido a pontuação mínima exigida.
Somente serão convocados para prosseguir no concurso público e realizar a etapa seguinte (Teste de Aptidão Física - TAF), os candidatos aptos no exame de saúde. O cronograma para a execução destas etapas ainda será divulgado.
Já os candidatos classificados na segunda etapa, devem ser convocados imediatamente para o Curso de Formação de Praças (CFP), que terá, aproximadamente, nove meses de duração.
Ao G1, o comandante da Policia Militar, coronel Scheiwann, afirmou que o curso para formação de novos soldados e oficiais deve ter início em novembro.
"Nós estamos em fase de finalização. Será apresentado para nós a lista final para fazermos a convocação, inicialmente é mil para soldados e 40 para oficiais. Essa convocação tem um prazo e a previsão que o curso de formação comece em novembro", disse.
Lei que cria cadastro de reserva foi sancionada
Em setembro, foi sancionada a lei que cria um cadastro de reserva para o concurso PM PI, dobrando assim a oferta de vagas da seleção.
"Assinei a autorização para eles ingressarem no curso de formação para soldado. E, assim, formar um cadastro de reserva já com os policiais aptos a entrarem nos quadros da PM", disse a governadora em publicação nas suas redes sociais.
Conforme a legislação, o Poder Executivo fica autorizado a convocar, para o exame de saúde, os candidatos aprovados no concurso para soldado da Polícia Militar do Piauí, realizado em 2021. Desta forma, os habilitados na etapa têm chances de convocação para o CFP.
Vale lembrar que o edital do concurso tinha uma cláusula de barreira que impedia a convocação dos concursados classificados além do número de vagas, o que deixa de ocorrer com a sanção da nova lei.
Concurso PM PI ofereceu 1.100 vagas
Os candidatos do concurso PM PI, para soldados e oficiais, já foram convocados para a etapa de investigação social. Esta foi a quinta etapa da seleção, que já contou com as seguintes avaliações:
provas;
exame de saúde (médico e odontológico);
exame de aptidão física; e
avaliação psicológica;
Com a conclusão da investigação social, os candidatos aprovados serão convocados para a última etapa, o curso de formação.
Com as mudanças anunciadas em setembro de 2021, o concurso da Polícia Militar do Piauí passou a oferecer 1.040 vagas, sendo mil para o curso de formação de soldados e 40 para oficiais.
Os ganhos são de 3.470,66 (soldado) e de R$6.170,09 (oficial). No primeiro caso, é preciso ter o nível médio completo, enquanto a exigência para o oficialato da Polícia Militar do Piauí é o bacharelado em Direito.
A corporação exige ainda altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria "AB".
Conforme Lei publicada em dezembro, a idade para participar do concurso de soldado é de 18 a 35 anos, e, para oficial, entre 21 e 35 anos.