Concurso PM RN 2022: curso tecnólogo será aceito, diz vice
Vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, falou sobre a aceitação do curso de tecnólogo nos próximos concursos PM RN 2022.
Autor:
Publicado em:11/01/2022 às 09:29
Atualizado em:11/01/2022 às 09:29
Segundo o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, o próximo concurso PM RN aceitará o curso de tecnólogo. A declaração foi dada em entrevista ao programa 12 em Ponto da 98 FM Natal.
"Como nós somos uma força de polícia que representa a expansão dos Institutos de Escolas Técnicas, então é claro que as formações de escolas técnicos, com status de nível superior, serão aceitadas", declarou.
Ainda durante a entrevista, o vice-governador confirmou que a idade mínima e máxima para ingresso na Polícia Militar não será alterada. Atualmente, pela lei, o candidato deve ter, pelo menos, 21 anos e, no máximo, 30 anos.
Para os quadros da Saúde, no entanto, a idade máxima será de 36 anos.
Confira a declaração do vice-governador
Governadora prevê até 1.100 vagas
Na última semana, em transmissão ao vivo realizada nas redes sociais, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, confirmou a publicação de uma série de editais ainda este ano. Entre eles o do concurso PM RN.
A Polícia Militar do Estado possui dois editais previstos, sendo um deles para soldados, cargo mais disputado na corporação, e outro para oficiais da Saúde.
Apesar das últimas previsões dadas pelo estado, a governadora ainda não possui um número de vagas definido. Podendo este variar entre 900 e 1.100.
Além disso, não está certa se essa oferta será apenas para soldados ou se ela já inclui o quantitativo destinado ao concurso de oficiais, que contará com 78 vagas e será organizado pelo Instituto Consulplan.
"Mais um concurso para a Polícia Militar e também para o Corpo de Bombeiros. Nós vamos disponibilizar a partir de 900 vagas, podendo chegar a mais de 1.100", afirmou a governadora.
Concurso PM RN para soldados tem comissão
Em dezembro de 2021, foi formada a comissão organizadora do novo concurso PM RN para soldados.
Ao todo, 12 pessoas compõem a equipe, que conta com a presidência do coronel Zacarias Figueiredo de Mendonça Neto. Cabe ao grupo elaborar o projeto básico e definir a banca organizadora.
Somente com a empresa contratada, o edital poderá ser publicado. A expectativa é para que isso ocorra ainda neste primeiro semestre.
O cargo de soldado da PM RN tem o nível superior, em qualquer área, como requisito. Em 2018, quando foi publicado o último edital, os ganhos iniciais para a carreira eram de R$2.904. No entanto, conforme Lei de 2019, os valores atuais são de R$3.571,82.
Atualmente, a PM tem cerca de 8.250 militares na ativa, segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo.
Além deste, outro concurso PM RN está previsto, sendo este com 78 vagas de 2º tenente do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS) e de Apoio à Saúde (QOAS) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.