Concurso PM RO: locais de prova saem na segunda-feira, 3
Locais de prova do concurso PM RO para oficiais serão disponibilizados na segunda-feira, 3, no site do Cebraspe. Confira!
Autor:
Publicado em:29/09/2022 às 16:59
Atualizado em:29/09/2022 às 16:59
As provas objetivas e discursivas do concurso para oficiais da Polícia Militar de Rondônia serão realizadas no dia 9 de outubro. Os locais de aplicação estarão disponíveis para consulta na segunda-feira, 3, pelo site do Cebraspe, organizador da seleção.
Os horários de cada prova serão:
Prova objetiva: 8h (manhã);
Prova discursiva: 15h (tarde).
A recomendação é que os candidatos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. Será necessário levar: caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa e documento de identidade original.
Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e borracha durante a realização das provas.
Na parte objetiva, os inscritos deverão responder a 100 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte maneira:
Direito Constitucional: 10 questões;
Legislação Penal e Processual Penal Extravagante: 15 questões;
Direito Administrativo: 15 questões;
Direito Penal militar: 15 questões;
Direito Processual Penal Militar: 10 questões;
História e Geografia de Rondônia: 10 questões;
Legislação Institucional: 5 questões.
Já na avaliação discursiva serão cobradas quatro questões dissertativas (sobre e Direito Penal, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar, Direito Administrativo e Direito Constitucional) e uma peça procedimental de competência da Polícia Judiciária Militar.
Inicialmente, as provas objetivas e discursivas estavam marcadas para 25 de setembro, mas foram adiadas após retificação.
O concurso PM RO para oficiais ainda terá as etapas de provas de títulos; teste de aptidão física; exame psicotécnico; apresentação de exames médicos; investigação social.
Concurso PM RO oferta 40 vagas para oficiais
O edital do concurso foi divulgado no dia 8 de julho. No total, estão disponíveis 40 vagas para oficial combatente, sendo 20 para contratação imediata e 20 para cadastro de reserva. A carreira tem como requisitos:
Nível superior em Direito;
Idade entre 18 e 35 anos (completados até a data de matrícula no Curso de Formação);
Altura mínima de 1,65m para homens e R$1,60m para mulheres.
A remuneração inicial é de R$9.755,61. As chances do concurso estão distribuídas entre homens e mulheres, além de contratação imediata e cadastro de reserva. Veja a na tabela abaixo:
Vagas imediatas: 20
Sexo masculino: 18
Sexo feminino: 2
Vagas para cadastro de reserva: 20
Sexo masculino: 18
Sexo feminino: 2
Os oficiais são responsáveis pela preservação da ordem pública, por meio dos seguintes tipos de policiamento: ostensivo geral, urbano e rural; de trânsito; florestal e de mananciais; rodoviário e ferroviário, nas estradas estaduais; portuário; fluvial e lacustre; de radiopatrulha terrestre e aérea; de segurança externa dos estabelecimentos penais do Estado.
A lotação dos aprovados será determinada após o término do Curso de Formação, conforme a necessidade da Instituição, nos termos do Regulamento de Movimentação para Oficiais e Praças da Polícia Militar do Estado de Rondônia.