Após cancelamento, PM SP divulga nova data da prova de soldado

A Fundação Vunesp divulgou a nova data de aplicação das provas do concurso PM SP de soldado, após intercorrências nos polos do Rio de Janeiro. Veja!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:06/02/2024 às 11:29
Atualizado em:06/02/2024 às 11:40

A Policia Militar de São Paulo divulgou a nova data de aplicação das provas do concurso de soldado. As avaliações chegaram a ser aplicadas no último domingo, 4, mas foram canceladas durante a execução.


Em comunicado, a Fundação Vunesp confirmou o cancelamento e revelou que as provas serão reaplicadas em 24 de março "sem prejuízo aos candidatos inscritos".


A banca informa que as provas foram canceladas em virtude "das inconsistências dos locais de aplicação dos exames no município do Rio de Janeiro".


Vale pontuar que as provas do concurso da PM SP, agora, são aplicadas também em algumas capitais. Segundo a Vunesp, uma nova convocação para os exames será divulgada, em data ainda não definida.


Veja o comunicado da banca na íntegra:

Comunicado Nº DP-15/323/24 O Diretor de Pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo torna público o CANCELAMENTO dos Exames de Conhecimentos (Parte I e II) do edital nº DP-3/321/23, destinado ao cargo de Soldado PM 2ª Classe, prevista sua aplicação em 4 de fevereiro de 2024, em face das inconsistências dos locais de aplicação dos exames no município do Rio de Janeiro – RJ, divulgados pela Fundação VUNESP. Visando à transparência, isonomia e lisura da etapa do concurso, será realizada nova aplicação dos Exames de Conhecimentos em 24 de março de 2024, sem prejuízo aos candidatos inscritos no certame. Será divulgada, em tempo hábil, uma nova CONVOCAÇÃO para a Etapa dos Exames de Conhecimentos, com o respectivo local de aplicação, endereço e horário de realização da etapa, a ser publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, e também no endereço eletrônico www.policiamilitar.sp.gov.br, através do link “CONCURSOS”, bem como no endereço eletrônico da Fundação VUNESP www.vunesp.com.br.


Candidatos da PM SP publicam relatos nas redes sociais

Após o cancelamento das provas, ainda no domingo, 4, os candidatos do concurso PM SP relataram diversos problemas, entre eles que os cadernos de exames ainda não haviam chegado e mudanças nos polos de aplicação.


Algumas pessoas informaram que o comunicado do cancelamento foi dado após mais de três horas de prova.


As provas eram marcadas, inicialmente, para começar às 13h (horário de Brasília DF), mas, tiveram somente início em alguns polos de provas, enquanto outros tiveram longos atrasos. A princípio, no Rio de Janeiro.


A banca não deu detalhes do que motivou as inconsistências. Pelas redes sociais, alguns candidatos reclamara do fluxo intenso nos arredores dos polos de prova em virtude dos blocos de Carnaval e eventos que já acontecem na cidade.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

Provas do concurso PM SP são remarcadas após cancelamento e problemas no Rio de Janeiro

(Foto: Divulgação/Governo SP)


Fique por dentro dos concursos!


Veja como seriam as provas do concurso PM SP?

As provas objetiva e discursiva do concurso PM SP serão aplicadas com 60 questões, distribuídas entre as disciplinas de: 

  • Língua Portuguesa: 15 questões
  • Matemática: 15 questões
  • Conhecimentos Gerais: 15 questões
  • Noções Básicas de Informática: 15 questões
  • Noções de Administração Pública: 15 questões 

Já a discursiva, que seria aplicada no mesmo dia, seria composta por uma dissertação em prosa. 


Concurso PM SP terá outras etapas

Após as provas objetivas e discursivas, os candidatos habilitados serão convocados para o exame de aptidão física, que contará com: 

  • Flexão e extensão de cotovelos
  • Resistência abdominal 
  • Corrida de 50 metros
  • Corrida de 12 minutos 

Em seguida, ocorrerão os exames de saúde e exames psicológicos, além da avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade.


A última etapa será uma avaliação de documentos para comprovar os requisitos e condições para ingresso no cargo. 


Requisitos e salário

O cargo de soldado da PM SP de 2ª classe do Quadro de Praças da corporação tem ganhos que chegam a R$4,8 mil.


O cargo de soldado tem como requisito o nível médio e idade mínima de 17 e máxima de 30 anos, exceto para quem já é policial militar, além da estatura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre as categorias "B" e "E".


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!