Concurso PM TO 2018: corporação abre novo prazo para reembolso

O concurso PM TO 2018 acabou anulado e a corporação reabriu o prazo para pedido de reembolso da taxa. Confira.

Autor:
Publicado em:24/08/2021 às 15:42
Atualizado em:24/08/2021 às 15:42

O concurso PM TO 2018 acabou anulado e, agora, os candidatos têm uma nova chance de pedir o reembolso da taxa paga na época. A Polícia Militar do Tocantins informou a reabertura do prazo para fazer a solicitação.

Quem se inscreveu no concurso de 2018, e ainda não conseguiu a devolução do valor pago, poderá fazer a solicitação até o dia 6 de outubro, pelo site da própria Polícia Militar. 

Conforme o documento divulgado pela PM TO, poderá pedir esse reembolso os inscritos que constarem na relação de candidatos que fazem jus ao reembolso, dos quais exclui-se os candidatos isentos e os que obtiveram o reembolso anteriormente. 

> Veja o documento completo

quartel da PM TO_concurso
Concurso PM TO  DE 2018 foi anulado e faz reembolso de taxas
(Foto: Divulgação)

Para fazer a solicitação o candidato deve:

I - acessar site de ressarcimento da Polícia Militar, clicar em Primeiro Acesso e preencher os dados solicitados para validação, a fim de criar acesso ao sistema (login e senha);

II - após acessar o sistema, mediante preenchimento de login e senha, o candidato deverá solicitar ressarcimento para o(s) certame(s) no(s) qual(is) se inscreveu, preenchendo os dados solicitados;

III - fornecer um documento de identificação com foto (legível), em campo próprio do sistema de ressarcimento, sendo considerados documentos de identificação:

A PM reforça que é de inteira responsabilidade do candidato apresentar conta bancária apta a receber a restituição, sendo o próprio candidato o titular desta conta. 

O pagamento do ressarcimento será processado pela Polícia Militar do Estado do Tocantins, em lotes de restituição.

Concurso PM TO foi anulado por irregularidades

O edital da PM TO com 1.084 vagas acabou anulado em 2019, depois de um período de diversas polêmicas. Na época, o Ministério Público investigava supostas irregularidades no concurso da PM-TO.

De acordo com o órgão, houve denúncias de problemas em vários polos de provas, que foram aplicadas em março de 2018. Entre eles, envelopes violados e aparelhos celulares apreendidos com as respostas das provas. 

A seleção havia recebido mais de 86 mil inscritos e era organizada pela banca AOCP Concursos.

Novo concurso PM TO em andamento 

Depois de ter o edital de 2018 anulado, o governo organizou do zero uma nova seleção. Um novo edital de concurso PM TO foi divulgado em dezembro de 2020. 

A seleção trouxe mais de mil vagas em vários cargos. O destaque foi o soldado, de nível médio.

A distribuição das vagas ficou da seguinte forma:

  • 50 vagas para músicos;
  • 20 vagas para técnico em enfermagem;
  • 5 vagas para técnico em saúde bucal;
  • 950 vagas para soldado.

Este concurso é organizado pelo Cebraspe e já aplicou as provas, seguindo em andamento das demais fases.