Concurso PMERJ: Alerj garante convocação de aprovados de 2014

Presidente da Alerj anuncia acordo que garante a convocação de aprovados no concurso PMERJ de 2014. Confira!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:28/08/2025 às 18:35
Atualizado em:29/08/2025 às 09:09

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União), anunciou que no dia 10 de setembro será assinado um acordo que garantirá a convocação de aprovados no concurso PMERJ 2014.


A decisão foi resultado de um consenso entre a Alerj, o Governo do Estado e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP RJ). Atualmente, existem cerca de 800 candidatos a soldado aguardando a chamada.


As informações sobre o acordo foram passadas durante a abertura da sessão plenária de quarta-feira, 26.

“Sempre defendi que o trabalho em equipe é o que vence e, hoje, comprovamos isso. A palavra dada deve ser cumprida e assim o fizemos. No próximo dia 10 será assinado o acordo e os aprovados que estão há anos nessa luta poderão comemorar”, afirmou Bacellar.

O deputado Luiz Paulo (PSD) também destacou o papel da Assembleia Legislativa na solução da questão.

“Os concursados só desejam servir na nossa Polícia Militar e corrigir graves distorções. Agradeço também ao procurador da Alerj, Robson Maciel, que foi decisivo nesse processo”.

Presidente da Alerj anuncia convocação do concurso PMERJ 2014

(Foto: Octacílio Barbosa/Alerj)


Organizado pela banca Exatus, o concurso PMERJ 2014 ofertou 6 mil vagas para soldados, sendo 5.400 para o sexo masculino e 600 para o sexo feminino.


O processo foi marcado por diversas judicializações. Os candidatos indicaram que questões de História, por exemplo, foram retiradas de blogs e sites da internet e, algumas delas, apresentavam problemas no gabarito.

Novo concurso PMERJ para soldado foi anunciado para 2026

Um novo concurso para soldado da PM do Rio de Janeiro já foi anunciado para 2026. Segundo o governador Cláudio Castro, serão abertas inicialmente 2 mil vagas e o edital já está em elaboração.

"O ideal é ter concurso de dois em dois anos. Em 2026 tem concurso para mais 2 mil soldados. Espero que em 2028 tenha concurso para mais e assim por diante. A ideia é ter uma polícia com uma mescla de pessoas jovens e experientes", disse Castro, entrevista ao podcast Fala, Guerreiro, em julho.

A abertura de um novo concurso já tinha sido adiantada pela corporação ao Qconcursos Folha Dirigida em abril. Segundo a Polícia Militar, a seleção também preencherá, ao todo, 4 mil vagas de soldado.


Assim, é possível que o edital seja divulgado para 2 mil vagas e outros 2 mil excedentes sejam chamados, como aconteceu no último concurso de 2023/2024.


Comece sua preparação para o novo concurso PMERJ com videoaulas, apostilas digitais e questões. Acesse aqui!

Castro é a favor do limite de idade para o concurso PMERJ

Em relação à Polícia Militar, o governador Cláudio Castro já se mostrou favorável à manutenção do limite de idade de 32 anos para participação nos concursos da PMERJ.

"Tem que ter limite de idade. A pessoa entra no serviço público e vai ficar 20, 30 anos com a gente. Então temos que pensar nessa pessoa em longo tempo. A gente tem que olhar o que é melhor para a instituição. Na Polícia Militar, não dá para você colocar para ser soldado e ficar dez horas em pé. Eu hoje não conseguiria com 46 anos. Você tem que ter um garoto de 20 e poucos anos. É assim a lógica de carreira", defendeu durante a entrevista ao podcast.

Em fevereiro, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deferiu uma medida cautelar para suspender os efeitos da Lei 9.546/2022, que determina o limite de idade em 32 anos para a participação nos concursos PMERJ e do Corpo de Bombeiros (CBMERJ).


A medida tem efeitos ex nunc, isto é, vale apenas para os concursos realizados depois da decisão.


Vale ressaltar que a medida é cautelar, valendo até o julgamento definitivo da ação pelo Órgão Especial do TJ RJ.


A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros devem observar a decisão ao abrir novos concursos. Em junho, por exemplo, já foi publicado o edital do concurso CBMERJ, com 144 vagas para soldado, sem o limite de idade.

Saiba quais são os outros requisitos para soldado da PMERJ

Além da idade, o soldado da PMERJ tem como requisitos o ensino médio completo, altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria "A".


A remuneração varia de acordo com a etapa da carreira. Durante o Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar, com duração de 12 meses, os alunos recebem um valor bruto de R$2.956,41.


Após a conclusão do curso e a formatura, o salário inicial passa a ser de R$5.233,88. A contratação ocorre sob o regime estatutário, o que assegura estabilidade ao militar.


>>> Baixe o Caderno de Questões do concurso PMERJ

Clique e saiba mais!

Carregando...