Concurso PMERJ 2014: mais 482 soldados se formam nesta segunda, 16

Mais 482 aprovados no concurso PMERJ para soldado, aberto em 2014, finalizam curso de formação. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:16/08/2021 às 16:34
Atualizado em:16/08/2021 às 16:34

O Estado do Rio de Janeiro contará com mais 482 soldados da Polícia Militar. Eles se formaram nesta segunda-feira, 16, após concluírem as aulas práticas e teóricas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

A turma foi aprovada no concurso PMERJ, realizado em 2014 para o cargo de soldado. “Estes bravos homens e mulheres se somam à corporação e reforçam as políticas de Segurança Pública do RJ”, disse o governador Cláudio Castro em suas redes sociais.

“A grande missão agora é continuar transformando nosso estado, reduzindo índices de criminalidade e avançando em programas-chave como Bairro Seguro, Segurança Presente, Patrulha Maria da Penha e Cinturão de Divisas”, completou.

Em julho, 475 soldados já tinham finalizado o curso de formação. Os novos policiais militares atuarão no policiamento ostensivo e fortalecerão os programas do Estado, como o Segurança Presente.

A próxima formatura de soldados está prevista para o mês de dezembro. Ao todo, o Estado esperar ter mais de 1.300 policiais militares formados até o final deste ano. Há ainda centenas de remanescentes do concurso de 2014 que aguardam a convocação.

Novos soldados da Polícia Militar do Rio celebram formatura no curso de formação
Os mais de 400 novos soldados ajudarão no policiamento do 
Estado (Foto: Reprodução/Instagram Cláudio Castro)

Com as formaturas previstas para 2021, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) poderá receber novas turmas para iniciar o período de aulas práticas e teóricas. De forma a acelerar a chamada dos que ainda esperam na lista de aprovados de 2014.

Novo concurso PMERJ para soldado está no radar do governo

Um novo concurso PMERJ para soldados, de acordo com o Governo do Estado, só será realizado após a convocação de todos os aprovados na seleção de 2014. Por isso, quanto mais rápidas forem as chamadas, mais próximo ficará o novo edital. 

Um ponto positivo é que a Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro tem 600 vagas para soldados autorizadas pelo Decreto nº 47.585, publicado pelo Governo no dia 26 de abril. O que poderá ajudar para as próximas convocações.

O secretário da PM RJ, coronel Rogério Figueredo, revelou que o próximo concurso com 2 mil vagas para soldados está em pauta pelo governo estadual.

“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.

A carreira de soldado tem como requisitos: o ensino médio completo e idade de 18 a 30 anos. Além de altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

O salário em início de carreira é de R$3.452,55. O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade.

Comece sua preparação para o novo concurso PMERJ

Com a chance de um novo concurso para soldados da PMERJ, a recomendação é iniciar os estudos.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

A Folha Cursos conta com um preparatório exclusivo para o concurso PMERJ, que traz 160 aulas com um total de 90 horas, aproximadamente. Há conteúdos de Língua Portuguesa, Redação, Legislação de Trânsito, Informática e Noções de Direitos Humanos.

Conheça o curso PMERJ soldado da Folha Cursos!

A Polícia Militar do Rio tem em andamento um concurso 32 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). As inscrições já foram encerradas pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora.

Os candidatos do concurso PMERJ 2021 serão submetidos a até cinco etapas, sendo elas:

  • 1ª etapa: provas objetivas e discursivas;
  • 2ª etapa: exame antropométrico e Teste de Aptidão Física (TAF);
  • 3ª etapa: exame psicológico;
  • 4ª etapa: exame de saúde; e
  • 5ª etapa: exame social e documental.

A primeira etapa está agendada para dia 12 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, no período das 13h às 18h.

A objetiva terá 70 questões, sendo elas de Direito Administrativo (14), Direito Constitucional (14), Direito Penal (14), Direito Processual Penal (14), Direito Penal Militar (sete) e Direitos Humanos (sete).

Enquanto a prova discursiva consistirá em três questões de Direito Administrativo, Constitucional e Penal/Processual Penal.