Concurso PMERJ 2020: Witzel garante edital com 2 mil vagas este ano

O concurso PMERJ 2020 para 2 mil vagas de soldado está garantido. A informação partiu do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Autor:
Publicado em:20/01/2020 às 07:02
Atualizado em:20/01/2020 às 07:02

O concurso PMERJ 2020 para soldados está garantido. A confirmação partiu do governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, na manhã desta segunda-feira, 20.

"Estamos nos preparando para fazer um novo concurso este ano para mais 2 mil vagas e assim recompor a Polícia Militar", informou o governador no seu primeiro discurso oficial este ano.

Witzel ainda destacou que mil novos soldados foram às ruas ano passado. Outros 1.200 convocados do último concurso para Polícia Militar do Rio de Janeiro, realizado em 2014, estão em formação.

enlightenedAcesse aula experimental para o concurso PMERJ!

De acordo com o governador, todos os demais remanescentes serão chamados nos próximos meses. "Estamos reformando o Centro de Formação de Praças e nos preparando para convocar todos os demais aprovados (concurso PMERJ 2014)", afirmou. 

Confira as declarações do governador Wilson Witzel nesta segunda, 20 [VIDEO id="9120"]

O cargo de soldado tem como pré-requisitos o nível médio, idade de 18 a 35 anos e altura mínima de 1,60m  para mulheres e 1,65m para homens. É exigida ainda a Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.  

Witzel confirma abertura de um novo concurso PMERJ em
2020 (Foto: Governo do Rio de Janeiro)

 

Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa para R$3.452,55.

Em outubro do ano passado, o governador já tinha indicado a realização de um novo concurso PMERJ em 2020. Em coletiva de imprensa, ele anunciou que o edital deve ser publicado no início deste ano com 2 mil vagas

Witzel explicou que a nova seleção já teve autorização do subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio. Procurada por FOLHA DIRIGIDA, a Assessoria de Imprensa da PM disse que "o concurso está em fase de planejamento". 

Tenha acesso a assinatura Folha Dirigida!
+ Concurso PMERJ 2020: Witzel anuncia edital com 2 mil vagas de soldado

Chamada de remanescentes é favorável ao novo edital

A convocações de aprovados na seleção de 2014 é positiva ao novo concurso de soldados da PMERJ. Isso porque o governo do Rio de Janeiro e a Polícia Militar já confirmaram que o próximo edital só será publicado após a chamada de todos os remanescentes.

Em nota à FOLHA DIRIGIDA, a PM ratificou que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. Em contrapartida, o porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, assegurou que os estudos de um novo concurso para soldados já foram iniciados.

No dia 18 de junho, ele recomendou que os interessados continuem estudando, tendo em vista que um novo edital se aproxima.

"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.

Já o secretário da Polícia Militar, coronel Figueredo, destacou que a recomposição do efetivo é uma das metas do governo estadual.

Witzel garante chamada de mais aprovados no concurso PMERJ em 2020
+ Concurso PMERJ: secretário indica reforço no efetivo e novas UPPs

À espera de concurso PMERJ, déficit é de 30 mil soldados

À espera por novos concursos, a PMERJ tem aproximadamente 30 mil soldados a menos que o determinado em lei. A Polícia Militar do Rio deveria contar com 37.541 agentes na função, contudo, tem apenas 7.380. Os números são de um levantamento feito pelo jornal O Globo, em setembro.

Para equacionar o problema, o governador Witzel promete, desde o início de sua gestão, reforço nas equipes de Segurança Pública. Ele já indicou que 8 mil soldados serão contratados pelo Estado até 2021.

Para 2020, a previsão do governo é que 4 mil aprovados no concurso PMERJ estejam em formação. Esse é o mesmo quantitativo de concursados que serão convocados em 2021, conforme dito pelo governador.

“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação, 600 policiais militares. Mas, isso é apenas o começo. No ano que vem, serão mais 4 mil policiais. Para 2021, mais 4 mil e até 2022 teremos recompletado a Polícia Militar com 12 mil soldados”, explicou o governador.

Para atingir esse objetivo, a gestão terá que abrir novas vagas nos próximos três anos. Isso porque o último concurso PMERJ, realizado em 2014, tem cadastro de somente 3 mil aprovados.