Concurso PMERJ: saiba como funciona o Curso de Formação de Oficiais

Nos 212 anos da Polícia Militar do Rio de Janeiro, saiba como funciona o Curso de Formação de Oficiais, que tem concurso PMERJ confirmado!

Autor:
Publicado em:13/05/2021 às 14:05
Atualizado em:13/05/2021 às 14:05

Neste 13 de maio, a Polícia Militar do Rio de Janeiro celebra 212 anos. E, para comemorar, Folha Dirigida traz um assunto muito procurado por aqueles que sonham em ingressar na corporação: como funciona o Curso de Formação de Oficiais?

Para ingressa no CFO, antes, é preciso ser aprovado no concurso PMERJ para oficiais da área de Direito. Neste caso, é preciso ter os seguintes requisitos:

  • nível superior em Direito;
  • altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres;
  • ter, no mínimo, 18 anos de idade; e
  • não ter completado a idade máxima de 35 anos até a data de publicação do edital, conforme os requisitos da última seleção (2018).

Conforme a PMERJ, o CFO tem duração de dois anos e ocorre, em horário integral, na Academia de Polícia Militar D. João VI, no bairro Jardim Sulacap, na cidade do Rio de Janeiro.

Nesses dois anos, a Academia aplicará aulas e avaliações sobre disciplinas de cultura fundamental e profissional definidas na Diretriz Geral de Ensino e Instrução, visando o desenvolvimento cultural e a formação técnico-profissional.

"O Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar é um dos mais difíceis da corporação, com duração de dois anos ele forma os alunos oficiais nas mais diversas áreas, áreas essas Operacionais e Administrativas, preparando-os para o oficialato", diz a PMERJ em suas redes sociais.

Todos os dias, os alunos oficiais realizam Treinamento Físico Militar (TFM). Durante o CFO, os salários também são oferecidos. Em 2018, o vencimento de um aluno-oficial era de R$2.550.

Após a realização e aprovação no CFO, o aluno sairá como aspirante. Oito meses depois, período previsto para o estágio, ele passa a integrar o quadro de oficiais da PMERJ, como segundo tenente. Os ganhos, neste caso, são a partir de R$7.605,10.

Saiba como funciona o Curso de Formação de Oficiais da PMERJ (Foto: Facebook da Academia de Policia Militar D.João VI)
Conheça o Curso de Formação de Oficiais da PMERJ
(Foto: Facebook da Academia de Policia Militar D.João VI)

Concurso PMERJ tem 32 vagas previstas em 2021

Neste ano, quem sonha em ingressar como oficial da PMERJ pode se preparar. Um novo concurso está previsto, com oferta de 32 vagas para a carreira

Em março, o contrato com a banca organizadora, a Fundação Getulio Vargas (FGV), foi assinado e publicado. Essa etapa costuma ser a última antes da divulgação de um edital.

No entanto, no caso do concurso para o CFO da Polícia Militar do Rio de Janeiro, outros fatores têm atrapalhado a publicação do documento.

Ainda em março, foi encaminhado para análise um parecer quanto à inclusão de um aditivo ao contrato, que trata da cláusula sobre compliance (proteção de dados pessoais).

Desde o dia 23 do último mês, no entanto, o processo para a inclusão desse aditivo não foi concluído. Além desse fator, outros dois externos ao concurso têm sido decisivos, sendo eles:

  • a crise de saúde no estado devido à pandemia de Covid-19; e
  • o novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

No primeiro caso, o estado depende do controle da situação de saúde pública. Já em relação ao RRF, com a regulamentação, o processo tende a caminhar mais rapidamente, mas ainda depende da aprovação de uma Lei Complementar.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos

Decreto liberou 100 vagas para oficiais

concurso PMERJ para oficiais na área de Direito e da Saúde tem mais um indicativo de que ocorrerá este ano. Conforme novo decreto estadual (n° 47.585), publicado em abril deste ano, a Polícia Militar do Rio de Janeiro pode preencher até 100 vagas na carreira.

O novo decreto leva em consideração o bloqueio de cargos feito em 2020 e o controle de pessoal no âmbito do Regime de Recuperação Fiscal, ambos feitos na gestão do então governador Wilson Witzel.

O documento também considera as resoluções apresentadas pelo Conselho de Supervisão do RRF e a Lei Complementar 173/2020, que traz restrição para concursos, até dezembro deste ano, com exceção para a reposição de vacâncias.

Com isso, o decreto publicado libera para a PMERJ 700 vagas, sendo 100 somente para a carreira de oficiais.

O documento traz a possibilidade de preencher as vagas liberadas, em meio ao RRF e ao bloqueio dos cargos instaurado desde 2020.

Além da PMERJ, outros sete órgãos também poderão preencher, juntos, até 2.107 vagas. São eles: