Concurso PMERJ: corporação apresenta déficit de 16 mil policiais

À espera de novos concursos, a Polícia Militar do Rio de Janeiro inicia o ano com déficit de 16.642 servidores. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:01/03/2022 às 10:01
Atualizado em:01/03/2022 às 10:01

A Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou o ano com 43.829 servidores na ativa. Porém, pelo quantitativo estabelecido em lei, a corporação deveria apresentar 60.471 funcionários, incluindo todas as carreiras. 

Dessa forma, faltam 16.642 servidores para que a PMERJ complete o efetivo determinado pela legislação. Para chegar a esse patamar e nomear mais policiais, a corporação precisa realizar novos concursos. 

Dentro do déficit, a maioria das vagas disponíveis é para o cargo de soldado. Sem abrir novos concursos desde 2014, a PMERJ já se prepara para divulgar um novo edital e oxigenar os quadros. 

O governo do Estado anunciou a intenção de publicar um novo edital do concurso PMERJ para soldados ainda em 2022. A carreira de soldado da PM do Rio tem os seguintes requisitos:

  • Idade entre 18 e 32 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
  • Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
Policiais militares do Rio de Janeiro ao lado de viatura na praia da Urca
Novo concurso PMERJ para soldados pode ser aberto em 2022
(Foto: Governo do Rio de Janeiro)

A remuneração inicial dos aprovados é de R$3.452,55. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade no cargo.

No dia 11 de janeiro, foi divulgada a Lei nº 9.546, em que o governo do Rio de Janeiro aumenta a idade máxima de ingresso na Polícia Militar (PMERJ) para 32 anos. Antes, o limite era 30 anos.

O obstáculo para realização do concurso era a chamada de todos os remanescentes da seleção de 2014 para soldados. Esse processo, no entanto, foi encerrado em janeiro, com o ingresso da última turma de aprovados no curso de formação

Com isso, após oito anos, a Polícia Militar do Rio poderá prosseguir com os preparativos do próximo edital.

Concurso PMERJ para soldado apresenta sete etapas

É tradição que os concursos para soldado da PMERJ sejam compostos por sete etapas:

  1. Exame intelectual (prova objetiva e redação);
  2. Avaliação psicológica;
  3. Exame antropométrico;
  4. Teste de aptidão física (TAF);
  5. Exame toxicológico;
  6. Exame médico;
  7. Investigação social e documental.

Os aprovados também são submetidos a curso de formação profissional. Tal estrutura deve ser mantida no próximo edital. Contudo, podem acontecer atualizações no conteúdo programático das provas.

No último edital, foram disponibilizadas 6 mil vagas para soldados da PMERJ, sendo 5.400 para homens e 600 para mulheres. Pela natureza do cargo, não houve reserva para pessoas com deficiência. 

As provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram aplicadas em agosto de 2014, apenas dois meses após a publicação do edital.

Durante cinco horas, os concorrentes tiveram que responder a 40 questões distribuídas pelas disciplinas de: Língua Portuguesa (10 questões); História (5 questões); Geografia (5 questões); Sociologia (5 questões); Informática (5 questões); Legislação de Trânsito (5 questões); Direitos Humanos (5 questões).

Além de elaborar uma redação de 20 a 30 linhas. Foram corrigidas 30 mil provas discursivas. 

Estude para o concurso PMERJ com a Folha Cursos

Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios para concursos?

A Folha Cursos conta com um preparatório exclusivo para o concurso PMERJ, que traz 160 aulas com um total de 90 horas, aproximadamente.

Há conteúdos de Língua Portuguesa, Redação, Legislação de Trânsito, Informática e Noções de Direitos Humanos.

Conheça o curso PMERJ soldado da Folha Cursos!

PMERJ prepara seleção com 834 vagas temporárias

À espera dos concursos para efetivos, a Polícia Militar do Rio de Janeiro prepara um novo processo seletivo com 834 vagas temporárias. A oferta será para oficiais e praças. 

Os candidatos serão selecionados por avaliação curricular e, posteriormente, por apresentação de documentos. Do total de chances, 421 serão para oficiais, de nível superior, nas seguintes áreas:

  • Medicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Psicologia;
  • Fisioterapia;
  • Nutrição;
  • Fonoaudiologia;
  • Odontologia; e 
  • Assistente Social.

As demais 413 oportunidades serão para praças especialistas, com exigência de nível médio ou técnico.

As vagas serão distribuídas pelos cargos de auxiliar de saúde bucal, técnico de nutrição, técnico de Raio-X, técnico em anatomia patológica, massoterapia, técnico em laboratório, auxiliar veterinário, técnico em farmácia e técnico em enfermagem.

Todas as chances serão oferecidas por meio do Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde (SMTVS). Pela Lei 9.535/21, os aprovados serão contratados por 12 meses. No entanto, esse prazo pode ser prorrogado, segundo a corporação.