Concurso PMERJ: professor traça perfil da banca Ibade. Confira!
Professor Italo Trigueiro revela as principais características do Ibade, banca organizadora do novo concurso PMERJ para soldados. Veja!
Autor:
Publicado em:23/02/2023 às 16:15
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) foi contratado como banca organizadora do novo concurso PMERJ para soldados. Ele será o responsável por elaborar e aplicar as provas objetivas e discursivas da seleção.
Para entender como é o perfil do Ibade nas provas, Folha Dirigida conversou com o professor do Qconcursos, Italo Trigueiro.
De acordo com ele, a cobrança da banca é sempre muito direta. "As questões seguem a tendência do cargo, variam de fáceis à difíceis mediante o cargo", disse.
O especialista listou cinco principais características do Ibade:
É uma banca tradicionalista;
Questões de múltiplas escolha sempre com cinco itens;
Apesar de tradicional, a banca gosta de cobrar as novidades, sobremaneira as jurídicas;
Questões muito objetivas e diretas;
Bastante focada no conteúdo programático.
Segundo o professor Italo Trigueiro, conceitos são sempre cobrados nas provas. "Normalmente as questões são muito objetivas, muito diretas, sem muita enrolação, sem pegadinhas", afirmou.
Ele completou: "quanto aos textos ele varia de acordo com o cargo, porém nas provas de Língua Portuguesa, por exemplo, aparecem poemas, geralmente curtos e textos argumentativos e ou dissertativas longos".
Para o professor do Qconcursos, teoria, exercícios e simulados são a 'escadinha' para a aprovação.
"Costumo dizer ser o corrimão do sucesso! Resolver todas as provas anteriores possíveis nos fornece uma grande rumo a ser seguido pois as bancas são tendenciosas, inclusive o Ibade! Questões anteriores são fundamentais", frisou Trigueiro.
Provas do concurso PMERJ terão novas disciplinas
Conforme o projeto básico do concurso PMERJ, ao qual Folha Dirigida teve acesso, nas provas objetivas, os candidatos terão que responder a 50 questões, com quatro alternativas, distribuídas da seguinte forma:
Língua Portuguesa: 10 questões;
Matemática Básica: 10 questões;
Noções de Direitos Humanos: 10 questões;
Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ: 10 questões;
Noções de Direito Penal e Processo Penal: 10 questões.
Tais disciplinas são diferentes das cobradas no último concurso para soldados, em 2014. Na ocasião, houve questões sobre História, Geografia, Sociologia, Informática e Legislação de Trânsito, que não serão aplicadas na próxima prova.
Com a mudança no conteúdo programático, o professor Italo Trigueiro orientou que os candidatos estudem pelos últimos editais organizados pelo Ibade.
"O Instituto possui um amplo histórico com concursos na área policial a banca também foi responsável pela organização do concurso PM CE (Polícia Militar do Ceará), para cargos de Soldado. Já em 2018, o Ibade organizou outros dois certames: Bombeiro Militar do Ceará e Polícia Militar do Ceará, ambos para cargos de Oficial", listou o especialista.
De acordo com Trigueiro, a banca costuma repetir o estilo de cobrança nas provas. Por isso, é importante fazer as questões aplicadas anteriormente para perceber as características do Ibade.
"É uma tendência a repetição dos estilos de prova, guardados os casos específicos de algum estado que exija uma disciplina específica ou outra, o que não aparenta ser o caso do Rio de Janeiro", concluiu.
Concurso PMERJ: oferta será de 2 mil vagas para soldado
Em 2022, o Governo do Rio de Janeiro autorizou que o novo concurso PMERJ oferte 2 mil vagas para soldados. Desse total, 200 serão para o sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino. A carreira apresenta os seguintes requisitos:
Ensino médio completo;
Idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso. Considera-se para efeito deste item da idade-limite de trinta e dois anos, aquela idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
Altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
Haverá cotas para negros, índios e pessoas com hipossuficiência econômica. Os aprovados ingressarão no regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia. Os ganhos iniciais serão de R$4 mil.
Após a contratação do Ibade, a publicação do edital está iminente e pode ocorrer já nos próximos dias.
Folha Dirigida teve acesso ao termo de referência do concurso para soldados, que funciona como um espelho para o edital. O documento traz informações sobre vagas, requisitos, cotas, estrutura de provas e disciplinas.
Conforme o termo de referência, a seleção será composta por nove etapas. Somente as duas primeiras serão de responsabilidade da banca organizadora contratada. As demais serão realizadas pela própria Polícia Militar:
1ª etapa: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
2ª etapa: Prova Discursiva (redação), de caráter eliminatório e classificatório;
3ª etapa: Preenchimento do FIC e verificação dos requisitos para inscrição o Concurso Público, de caráter eliminatório;
4ª etapa: Exame Antropométrico, de caráter eliminatório;
5ª etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
6ª etapa: Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
7ª etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
8ª etapa: Exame Social e Toxicológico, de caráter eliminatório;
9ª etapa: Avaliação Documental, de caráter eliminatório.
As avaliações objetivas e discursivas serão realizadas de 9h às 13h, no tempo de quatro horas, em dias diferentes.