Justiça do Rio mantém provas do concurso PMERJ para 7 de abril
A Justiça do Rio de Janeiro manteve a data da primeira fase do concurso PMERJ para 7 de abril. Seleção oferece oportunidades para soldados.
Autor:Mateus Melis
Publicado em:26/02/2024 às 17:50
Atualizado em:27/02/2024 às 09:06
A Justiça do Rio de Janeiro determinou a manutenção da aplicação das provas do concurso PMERJ para o dia 7 de abril. A confirmação da decisão foi divulgada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) nesta segunda-feira, 26.
Conforme indicado pela PGE RJ, os desembargadores da 4ª Câmara de Direito Público acolheram os argumentos apresentados pela Procuradoria de forma unânime, rejeitando o pedido do Ministério Público Estadual para a reabertura do período de inscrição.
Para a PGE RJ, a reabertura do período de inscrição do concurso PMERJ, para a carreira de soldado, poderia acarretar dano à Administração Pública e também para os mais de 119 mil candidatos.
Com a novidade no quadro de vagas, a classificação preliminar após a primeira e segunda etapas do concurso PMERJ levará em consideração o quantitativo de candidatos aprovados até:
a 2.800ª colocação na ampla concorrência;
a 800ª colocação para candidatos negros; e
a 400ª posição para candidatos em hipossuficiência econômica.
Agora organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), as provas do concurso PMERJ seguirão a mesma configuração e conteúdo do edital divulgado pelo Ibade (antigo organizador).
A prova objetiva do dia 7 de abril contará com 50 questões, com quatro alternativas cada e apenas uma reposta correta.
A avaliação terá uma escala zero a 100 pontos, sendo que cada questão terá valor de dois pontos. As disciplinas da prova objetiva serão:
Língua Portuguesa;
Matemática Básica;
Noções de Direitos Humanos;
Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
Noções de Direito Penal e Processual Penal.
Será considerado aprovado na objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de pontos da prova objetiva e não zerar qualquer uma das disciplinas.
A segunda será composta pela prova discursiva, que será uma redação, visando avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
Além dessas duas fases, a PMERJ aplicará outras sete etapas, sendo elas:
preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso;
exame antropométrico;
Teste de Aptidão Física (TAF);
exame psicológico;
exames médicos;
exame social e toxicológico; e
avaliação documental.
Os aprovados terão ganhos conforme o momento da carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto). Após o curso, a remuneração será de R$5.233,88.