Concurso PMERJ: mais 502 candidatos iniciam curso de formação

Mais 502 aprovados no concurso PMERJ 2014 foram chamados para incorporação no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP)

Autor:
Publicado em:19/12/2019 às 14:24
Atualizado em:19/12/2019 às 14:24

A Polícia Militar do Rio de Janeiro dará início a formação de mais uma turma de aprovados no concurso PMERJ 2014. Dessa vez, 502 candidatos foram chamados para incorporação no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP). A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 19.

De acordo com a portaria, os candidatos deverão comparecer ao local no dia 26 de dezembro, às 7h30. O setor de recrutamento da Polícia Militar confirmou que será apenas uma apresentação para o início do curso de formação.

Dos mil que foram convocados no último dia 25 de novembro, esta será a segunda turma a começar a capacitação. O primeiro grupo teve aulas a partir de 4 de dezembro.

O governador Wilson Witzel já adiantou que 800 novos soldados estarão em formação no início de 2020. Ele também confirmou a chamada de todos os remanescentes do concurso PMERJ de 2014.

Nova turma de formação de soldados da PMERJ terá
apresentação dia 26 (Foto: Divulgação)

 

De acordo com Witzel, eles receberão treinamento adequado para realização a função.

"Nós não podemos ser irresponsáveis de dar uma formação de três, quatro meses. A formação tem que ser séria. O trabalho que se exerce na rua exige muita dedicação e capacidade para que não percamos vidas", explicou Witzel. 

A carreira de soldado exige nível médio completo, de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa para R$3.452,55.

Tenha acesso a assinatura Folha Dirigida!
Witzel garante chamada de mais aprovados no concurso PMERJ em 2020

Chamada de aprovados é positiva ao novo concurso PMERJ

A chamada de aprovados no concurso de 2014 é favorável a abertura de um novo concurso de soldados da PMERJ. Uma vez que o governo do Rio de Janeiro e a Polícia Militar já confirmaram que o próximo edital só será divulgado após a convocação de todos os remanescentes.

A PM do Rio de Janeiro, em nota à FOLHA DIRIGIDA, disse que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. Por outro lado, o porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, confirmou que os estudos de um novo concurso para soldados já foram iniciados.

No dia 18 de junho, ele recomendou que os interessados continuem estudando, porque um novo edital se aproxima.

"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.

O secretário da Polícia Militar, Coronel Figueredo, também destacou que a recomposição do efetivo é uma das metas do governo estadual.

+ Concurso PMERJ Saúde: confirmado! Edital sai até o fim do ano

Concurso PMERJ: Witzel anuncia novo edital com 2 mil vagas

A boa notícia é que o governador Wilson Witzel ratificou a abertura de um novo concurso PMERJ em 2020 para soldados. Segundo ele, o edital deve sair no início do ano com 2 mil vagas. O anúncio ocorreu no dia 29 de novembro. 

Em seu discurso, Witzel explicou que o novo edital já teve o aval do subsecretário geral da Polícia Militar, coronel Márcio Basílio. 

"O coronel Basílio já me adiantou que não só serão chamados (remanescentes do concurso de 2014) para prestar o serviço como também lançaremos o edital no ano que vem para mais 2 mil novos policiais. É o nosso compromisso de recompor a Polícia Militar", anunciou o governador. 

A Assessoria de Imprensa da PM também confirmou à FOLHA DIRIGIDA que "o concurso está em fase de planejamento". A gestão já vinha apontando a realização de um novo concurso para soldado da Polícia Militar.

Witzel, inclusive, já tinha anunciado que 8 mil novos PMs serão contratados até 2021. Como a última seleção para soldados, de 2014, não teve tal quantitativo total de aprovados, o governo teria que abrir um novo concurso PMERJ para atingir a meta. 

Ou seja, recompor o efetivo da corporação e reforçar o patrulhamento ostensivo das ruas.