Concurso PMERJ: governo anuncia novas convocações para setembro

Governo do Rio de Janeiro anuncia que nova turma de aprovados no concurso PMERJ 2014 começará curso de formação em setembro. Veja!

Autor:
Publicado em:20/08/2021 às 10:13
Atualizado em:20/08/2021 às 10:13

Uma nova turma de aprovados no último concurso de soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro começará o curso de formação em setembro. O prazo foi passado pelo governo do Estado na quinta-feira, 19.

Não foi informado, porém, o número de convocações. O último concurso PMERJ foi realizado em 2014 e até hoje tem candidatos aguardando as chamadas para ingresso no Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Na segunda-feira, 16, ocorreu a formatura de 482 soldados. “Estes bravos homens e mulheres se somam à corporação e reforçam as políticas de Segurança Pública do RJ”, disse o governador Cláudio Castro em suas redes sociais.

Em julho, 475 soldados já tinham finalizado o curso de formação. Os novos policiais militares atuarão no policiamento ostensivo e fortalecerão os programas do Estado, como o Segurança Presente.

A formatura dos soldados permite que o Centro de Formação possa receber novos alunos para o período de aulas práticas e teóricas. Por isso, a próxima turma está prevista para começar o curso em setembro. Há ainda 800 alunos em formação.

Aprovados no concurso PMERJ assistem aula no curso de formação
Aprovados no concurso PMERJ devem passar por curso de formação
antes de atuarem no cargo (Foto: Divulgação)

“800 alunos estão em formação em duas companhias pedagógicas do CFAP, e há previsão de entrada de outra turma para o próximo mês. A próxima formatura de soldados está prevista para dezembro deste ano”, disse o governo do Estado.

As chamadas da seleção de 2014 são positivas para a abertura de novo concurso PMERJ para soldados. Isso porque o governo já afirmou que só publicará um novo edital após a convocação e todos os remanescentes do último processo seletivo.

Leia também: Concursos RJ somam 6.378 vagas em editais mais quentes

Novo concurso PMERJ pode ter 2 mil vagas de soldado

O secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rogério Figueredo, revelou que um próximo concurso com 2 mil vagas para soldados está em pauta pelo governo estadual.

“Finalizando a chamada dos aprovados do concurso de 2014, é a intenção do Governo do Estado promover concursos de 2 mil policiais por ano”, destacou Figueredo.

A carreira de soldado exige o ensino médio completo e idade de 18 a 30 anos. Além de altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

O salário em início de carreira é de R$3.452,55. O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade.

Com a proximidade de um novo concurso para soldados, quem deseja ingressar na PM do Rio deve começar a preparação.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos conta com um preparatório exclusivo para o concurso PMERJ, que traz 160 aulas com um total de 90 horas, aproximadamente.

Há conteúdos de Língua Portuguesa, Redação, Legislação de Trânsito, Informática e Noções de Direitos Humanos.

Conheça o curso PMERJ soldado da Folha Cursos!

PMERJ realiza concurso com 32 vagas para oficiais

Este ano, a Polícia Militar do Rio publicou edital de concurso com 32 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). As inscrições já foram encerradas pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora.

Os concorrentes do concurso PMERJ 2021 serão avaliados por até cinco etapas, sendo elas:

  • 1ª etapa: provas objetivas e discursivas;
  • 2ª etapa: exame antropométrico e Teste de Aptidão Física (TAF);
  • 3ª etapa: exame psicológico;
  • 4ª etapa: exame de saúde; e
  • 5ª etapa: exame social e documental.

A primeira etapa está marcada para dia 12 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, no período das 13h às 18h.

O exame objetivo será composto por 70 questões sobre as disciplinas de Direito Administrativo (14), Direito Constitucional (14), Direito Penal (14), Direito Processual Penal (14), Direito Penal Militar (sete) e Direitos Humanos (sete).

Já a prova discursiva consistirá em três questões de Direito Administrativo, Constitucional e Penal/Processual Penal.