Concurso PMERJ soldado: Castro prevê edital este ano ou início de 2023

Governador Cláudio Castro informa que PMERJ finaliza o edital do concurso para soldados, que deve sair este ano ou no início de 2023. Veja

Autor:
Publicado em:08/09/2022 às 15:24
Atualizado em:08/09/2022 às 15:24

O governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro, voltou a falar sobre o concurso para soldados da Polícia Militar (PMERJ). De acordo com ele, a corporação está finalizando o edital, que deve trazer a oferta de 2 mil vagas para o cargo. 

Castro informou que a previsão é que o edital seja publicado até o final deste ano ou, no máximo, até o início de 2023. 

"Da minha parte está pronto. Eu já enviei para a Secretaria de Polícia Militar. Eles estão terminando o edital. Tem tudo para o edital sair este ano ainda ou, no máximo, no iniciozinho do ano que vem", disse o governador em suas redes sociais nesta quinta-feira, 8.

Ele completou: "nós fizemos um trabalho grande. Tinha uma grande briga pelo concurso lá de 2014. E eu consegui chamar todo mundo e já preparar o próximo concurso. Da minha parte, está tudo beleza. Já já, a gente vai estar com o concurso na praça".

Por sua vez, o secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, já anunciou que a corporação trabalha para publicar o edital do concurso para soldados ainda este ano.

À princípio, as provas também estavam previstas para realização até dezembro deste ano. Porém, o secretário revelou que a aplicação dos exames deve ficar para 2023. O que, segundo ele, garante mais tempo para a preparação dos candidatos. 

“A gente trabalha para este ano lançar o edital para contratação de 2 mil policiais militares. Provavelmente a prova vai ser feita em 2023. Mas lançando o edital este ano já é um grande passo para que possam se preparar”, disse o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, em entrevista ao RM Podcast. 

Policial militar mulher segura uma arma ao lado de uma viatura da corporação
PMERJ prepara novo concurso para soldados, cargo de
nível médio (Foto: Divulgação)

O cargo de soldado da PM do Rio de Janeiro tem os seguintes requisitos:

  • Idade entre 18 e 32 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
  • Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

O salário líquido dos aprovados é de R$4.102,02. O regime de contratação dos aprovados será o estatutário, que garante a estabilidade no cargo.

No dia 11 de janeiro, foi publicada a Lei nº 9.546, em que o governo do Rio de Janeiro aumenta a idade máxima de ingresso na Polícia Militar (PMERJ) para 32 anos. Antes, o limite era 30 anos.

Candidatos do concurso PMERJ soldados passam por sete etapas

Os concursos para soldado da PMERJ, tradicionalmente, são compostos por sete etapas. São elas:

  1. Exame intelectual (prova objetiva e redação);
  2. Avaliação psicológica;
  3. Exame antropométrico;
  4. Teste de aptidão física (TAF);
  5. Exame toxicológico;
  6. Exame médico;
  7. Investigação social e documental.

Os aprovados também são submetidos a curso de formação profissional. Essa estrutura deve ser mantida no próximo edital, mas devem ser feitas atualizações no conteúdo programático das provas.

Em abril de 2022, por exemplo, o governador Cláudio Castro sancionou a lei 9.614/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade de três leis nas provas dos concursos para Polícia Militar (PMERJ). 

O conteúdo programático da nova seleção para soldados já deve trazer essa exigência. As leis que devem ser abordadas nas questões de prova são: 

  • Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha;
  • Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;
  • Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 - Estatuto da Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Último concurso PMERJ para soldados ocorreu há oito anos

Desde 2014, a PMERJ não abre novos concurso para soldados. O último edital trouxe 6 mil vagas, sendo 5.400 foram para homens e 600 para mulheres. Pela natureza do cargo, não houve reserva para pessoas com deficiência. 

As avaliações objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram aplicadas em agosto de 2014, somente dois meses após a divulgação do edital.

Foram cobradas 40 questões distribuídas pelas disciplinas de: Língua Portuguesa (10 questões); História (5 questões); Geografia (5 questões); Sociologia (5 questões); Informática (5 questões); Legislação de Trânsito (5 questões); Direitos Humanos (5 questões).

Assim como uma redação de 20 a 30 linhas. Foram corrigidas 30 mil provas discursivas.