Concurso PMERJ: relembre detalhes do último edital para Saúde

Relembre os detalhes do último edital de concurso para a área da Saúde da PMERJ, realizado em 2010.

Autor:
Publicado em:25/11/2019 às 12:05
Atualizado em:28/07/2023 às 04:10

Enquanto o edital do novo concurso para a área da Saúde da PMERJ não é publicado, os interessados na seleção podem usar como referência para preparação o edital anterior. Apesar do tempo de publicação do último edital, a expectativa é que a seleção siga a mesma estrutura do edital anterior. 

O  último edital de concurso para a PMERJ na área da Saúde foi publicado em 2010 e ofertou 560 vagas. As oportunidades foram divididas pelas áreas de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Veterinária, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição. 

A maior oferta de vagas era para o cargo de médico, que contemplou diferentes especialidades. Entre elas: Anestesiologia, Cardiologia, cirurgia (Cabeça e Pescoço; Geral; Pediátrica; Plástica; Torácica; Vascular; e Médica), Dermatologia, Clínica Médica, Endocrinologia e Endoscopia Digestiva.

Também havia chances para as especialidades de Fisiatria, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Patologia Clínica.

E, por fim, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia, Terapia Intensiva Adulto e Urologia.

As outras vagas eram para área da Odontologia (Clínica Geral, Endodontia, Ortodontia e Prótese Dental), Enfermagem (Generalista e Terapia Intensiva Neonatal), Farmácia (Industrial, Hospitalar e Bioquímica), Veterinária (Caninos e Equinos), Psicologia, Fisioterapia (Respiratória, Neurológica, Pediátrica, Traumato Ortopédica), Fonoaudiologia, Assistente Social e Nutricionista.

Além dessas, foram oferecidas outras 13 vagas, distribuídas pelos cargos de pedagogo, sacerdote católico romano e pastor evangélico. Para concorrer a qualquer um dos cargos oferecidos era preciso ter graduação na área de interesse.

 Confira na íntegra o edital do concurso PMERJ 2010

Concurso contava com diversas etapas de seleção

Na época, o edital listava sete etapas de avaliação para os candidatos. Foram elas: 

  • Prova Escrita;
  • Exame Antropométrico;
  • Exame Físico;
  • Exame Médico;
  • Exame Social e Documental;
  • Exame Psicológico;
  • Prova de Títulos.

Com exceção da prova de títulos, que era apenas classificatória, todas as outras etapas do concurso tinham caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa de avaliação era a prova escrita, que consistia em uma avaliação objetiva e discursiva.

A prova objetiva foi composta por 50 questões de múltipla escolha.  Os itens cobrados eram referentes à disciplina de Conhecimentos Específicos. 

A prova discursiva consistia em uma Redação. A avaliação foi realizada na mesma data do exame objetivo. Os candidatos tinham cinco horas para responder ambas as provas.

Para ser aprovado, era preciso alcançar, no mínimo, 50% de acertos nas avaliações. Foram corrigidas as provas discursivas, apenas, dos aprovados na avaliação objetiva.

Durante a correção do cartão resposta da prova objetiva foi atribuída nota zero às questões que apresentaram alguma das seguintes situações:

  • Com mais de uma opção assinalada; 
  • Sem opção assinalada; ou 
  • Com emenda ou rasura.

A prova objetiva valia de zero a dez pontos e tinha peso sete. Já a prova discursiva também valia de zero a dez pontos, mas com peso três.

PMERJ
Candidatos do concurso PMERJ 2010 foram submetidos a sete etapas 
de avaliação (Foto: Divulgação)

Concurso ainda contava com exames físico, médico e psicológico

A segunda etapa de seleção era a fase de exame antropométrico. O objetivo era avaliar se os candidatos se encaixavam em alguns índices fisiológicos pré-determinados. Sendo eles:

  1. Altura mínima de 1,65 para homens; e de 1,60 para mulheres. A altura foi verificada com os candidatos descalços e descobertos;
  2. Peso proporcional à altura. A verificação oi feita usando como referência a seguinte tabela com as classificações de índice de massa corporal:
IMC Classificação
< 18,5 Magreza
18,5 a 24,9 Saudável
25 a 29,9 Sobrepeso
30 a 34,9 Obesidade grau I
35 a 39,9 Obesidade grau II (severa)
> 40 Obesidade grau III (mórbida)

 

O critério para aprovação nessa etapa era estar em situação Saudável ou de Sobrepeso. Estes avançaram para a fase de exame de aptidão física. Nos exames, os candidatos foram submetidos às seguintes atividades:

Candidatos masculinos

  • Tração na barra fixa; 
  • Corrida de 12 minutos;
  • Abdominal tipo remador. 

Candidatos femininos 

  • Flexão de braços e antebraços; 
  • Corrida de 12 minutos; 
  • Abdominal tipo remador;

O objetivo do exame era verificar a capacidade do candidato em suportar física e organicamente as exigências da prática de atividades físicas para desempenho das tarefas típicas da categoria.

+ Seu concurso tem teste físico? Confira as dicas!

Os aprovados nos testes de capacidade física passariam para a etapa de exame médico. A etapa consistia em verificar estado de saúde física e mental do candidato, que deveria estar dentro dos índices de normalidade.

Seriam automaticamente reprovados os que se encontravam em qualquer uma das seguintes situações:

  • Perda parcial ou total de qualquer segmento do corpo;
  • Qualquer anomalia congênita ou adquirida que comprometa a estética e funcionalidade do corpo, tais como: deformidade, retrações, abaulamentos ou cicatrizes, inclusive as cirúrgicas; 
  • Qualquer doença cutânea incurável; 
  • Tatuagem nas mãos, antebraços, pescoço, cabeça e face, a fim de não prejudicar a estética militar quando do uso dos uniformes regulamentares. Também eram proibidas tatuagens que afetem a honra pessoal, o pundonor policial militar, o decoro exigido aos integrantes da Polícia Militar, discriminatórias, preconceituosas, atentatórias à moral, aos bons costumes, à religião ou ainda que cultuem violência ou façam algum tipo de apologia ao crime (nesses casos é proibida tatuagem em qualquer parte do corpo); e
  • Outros requisitos julgados indispensáveis pela Junta de Inspeção de Saúde Especial do CRSP(JISE/CRSP).

Os exames englobavam diversas análises clínicas, como: Ortopédica; Cirúrgica; Otorrinolaringológica (Audiometria, Otoscopia, Rinoscopia e Laringoscopia); Oftalmológica (Acuidade visual com e sem correção, Medida da pressão intra-ocular; Teste Sensocromático, Fundoscopia e Exame de Motilidade Ocular).

E ainda: exame Odontológico; exames laboratoriais; exame Radiológico e exame Ginecológico – Preventivo (sexo feminino).

No exame social e documental, o objetivo era colher dados gerais sobre o candidato, através do preenchimento de um formulário específico. Já o exame psicológico visava a comprovar que o candidato tinha características de personalidade compatíveis a função.

enlightened Não perca tempo! Prepare-se para o concurso PMERJ

Prova de títulos teve caráter apenas classificatório

Por fim, havia uma prova de títulos, com valor de até um ponto. Os candidatos poderiam apresentar até um documento de cada título. Sendo eles:

  • Doutorado = 0,6 pontos;
  • Mestrado = 0,3 pontos;
  • Livro ou artigo publicado independente do número de publicações = 0,1 ponto.

+ Como pontuar na prova de títulos do concurso

Os aprovados em todas as etapas do concurso ainda seriam submetidos a um Estágio Probatório de Adaptação de Oficiais do Quadro de Oficias de Saúde (EPAO/QOS). A ideia era que o estágio funcionasse como um período de adaptação dos novos servidores às atribuições do cargo.

Além disso, seriam avaliados o potencial de cada profissional e suas qualidades morais e éticas. A duração do estágio era de seis meses, sendo dividido em três partes.

A primeira fase do estágio probatório deveria ser realizada na Academia de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com duração de dois meses. A segunda, com três meses de duração, seria feita no Hospital Central da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Já a terceira, e última, fase do estágio probatório seria concluída na Academia de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A duração era de um mês. 

Os que não tivessem aproveitamento mínimo durante o estágio foram desclassificados do concurso. Ficaram estabelecidos dois critérios mínimos para aprovação: 

  1. Preencher os requisitos mínimos estabelecidos nas normas do estágio; 
  2. Não incorrer em falta incompatível com o Oficialato.

O concurso tinha validade de dois anos, contados a partir da data de publicação do resultado final. O período ainda poderia ser prorrogado, por igual período.

Concurso PMERJ 2019 já tem cargos confirmados

O concurso PMERJ 2019 ofertará 67 vagas, sendo 25 serão para técnicos de enfermagem e 42 para médicos. As funções exigem os níveis médio/técnico e superior, respectivamente. Segundo informações do setor de Comunicação da PMERJ, a autorização formal para a publicação do edital do concurso "passa no momento por trâmites internos". 

A remuneração para técnicos em Enfermagem, cujo requisito é o nível médio/técnico será de R$3.246,42. Já para médicos, que o nível superior, o salário será de R$6.014,19.

Os trâmites para a autorização formal do concurso e o início do processo de contratação da organizadora da seleção devem acontecer nas próximas semanas, considerando a previsão para a publicação do edital. Segundo a PMERJ o documento deve ser disponibilizado até o fim de 2019.

FOLHA DIRIGIDA já questionou a PM sobre as especialidades que serão contempladas para os cargos de médicos. No entanto, a informação ainda não foi confirmada.

O novo edital para área da Saúde foi anunciado no último dia 8, durante a cerimônia de formatura de 375 policiais militares em Sulacap, Zona Oeste do Rio. 

As vagas do concurso PMERJ Saúde serão destinadas ao preenchimento de vagas já existentes na corporação. Assim, não haverá descumprimento às determinações do Regime de Recuperação Fiscal, vigente no estado até 2020.